6 lições para se tornar um colaborador exemplar dentro da empresa

A busca pela excelência deve ser constante se você deseja ser alguém de sucesso. Com esforço e trabalho o reconhecimento virá, tão certo quanto o sol nasce e se põe todos os dias.

Taís Bonilha da Silva

Quem somos nós? Somos filhos de Deus. Nosso potencial não tem limites. Nossa herança é sagrada”. (Russel M. Nelson)

Reconhecer que somos filhos de Deus pode nos ajudar

Reconhecer que somos filhos de Deus nos dá um entendimento sobre nosso potencial e onde podemos chegar.

Potencial refere-se aquilo que você é capaz de fazer, tudo o que já existe, mas que você ainda não pode ver. Tenha em mente que o fato de não enxergarmos algumas coisas não significa que elas não existam, portanto, você tem muito potencial e pode chegar a qualquer lugar que desejar. Se o seu desejo é conseguir uma promoção no trabalho sendo um colaborador exemplar ou ser reconhecido como um profissional de sucesso, você pode! Você pode tudo o que quiser, pois você é um filho de Deus. Não há limites para quem você pode se tornar!

Agora que você já sabe que pode sim chegar muito longe dentro da empresa que você atua, vejamos algumas lições que podem ajudar você a se tornar um sucesso.

Lições para se tornar um colaborador exemplar

1ª lição: Invista em educação

Busque aperfeiçoamento educacional sempre. Carlos Wizard Martins, fundador da franquia de escolas de inglês Wizard, costuma dizer em suas palestras que “sorte é o encontro da preparação com a oportunidade”. Portanto, quando a oportunidade surgir você precisa estar preparado, estude sempre. As empresas valorizam aqueles funcionários que estão buscando sempre se aperfeiçoar e muitas delas oferecem programas de incentivo. Procure se informar se sua empresa possui algum tipo de benefício em estudos e aproveite essa oportunidade. Caso a empresa não ofereça, busque em outros meios como prefeituras, por exemplo.

Advertisement

2ª lição: As empresas contratam pelo currículo, mas demitem pelo comportamento

Não adiantará nada você ter um currículo invejável, ter conseguido o emprego tão desejado se você não corresponder nos pequenos atos. Evite chegar atrasado, ir demasiadamente ao banheiro, participar de fofocas. Seja honesto em todas as coisas, seja cordial e simpático com todas as pessoas. Seja prestativo e educado.

Lembre-se que pequenos comportamentos podem demitir ou promover uma pessoa.

3ª lição: Tenha atitude

A atitude pode levá-lo muito longe, porém é preciso bom senso. Saber quando é apropriado tomar iniciativa, saber reconhecer as oportunidades de demonstrar seu potencial pode ser crucial.

Um diretor já era diretor antes de ser reconhecido como tal. Tenha atitude e ousadia na medida certa. Agora que você já reconhece seu potencial trabalhe para que as outras pessoas também vejam seu potencial.

4ª lição: Aprenda tudo o que você puder

Dentro da empresa, na sua função, busque aprender tudo que puder. Converse com outras pessoas, pergunte, pesquise, investigue. Sempre podemos aprender algo com as outras pessoas, faça disso um hábito em sua vida. Aprenda o máximo que puder.

Advertisement

5ª lição: Ensine tudo o que você sabe a alguém

Algumas pessoas têm medo de ensinar aquilo que elas sabem, mas isso é um equívoco enorme. Quando ensinamos e disseminamos o conhecimento ele se multiplica, e tudo aquilo que você oferece ao mundo retorna para você. Então não tenha medo de ensinar aquilo que você sabe, faça isso com prazer e será muito recompensador. A mesquinhez é como um veneno para aquele que a detém.

6ª lição: Faça mais do que lhe foi pedido

Supere as expectativas sempre, seja qual for sua função vá além do esperado. Essa é a formula do sucesso, isso o diferenciará da multidão. Não se contente com a mediocridade, não queira estar na média, esteja acima dela. Tenha como foco ser o melhor que puder em tudo o que for fazer desde servir uma água até realizar uma negociação importante. Supere as expectativas sempre!

A busca pela excelência deve ser constante se você deseja ser alguém de sucesso. Com esforço e trabalho o reconhecimento virá, tão certo quanto o sol nasce e se põe todos os dias.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.