Quando você chegar a uma bifurcação na estrada

Quando a vida lhe colocar numa encruzilhada, veja 5 atitudes a tomar para fazer uma análise cuidadosa das opções imprescindíveis para uma vida de sucesso.

Gary and Joy Lundberg

Um das citações mais usadas por Yogi Berra, famoso jogador e gerente do New York Yankees (time norte americano de beisebol) é, “Quando chegar a uma bifurcação na estrada, siga em frente.” Esta citação parece engraçada, porque a maioria das pessoas acha que o resultado normal é que cada lado da bifurcação (encruzilhada) leve em uma direção diferente. No entanto, quando você sabe a origem da citação pode entendê-la sob outra luz. Yogi estava dando o endereço, para Joe Garagiola, de sua casa em New Jersey que é acessível a partir de ambas as rotas de uma bifurcação, porque mais adiante elas se fundem novamente. Agora você pode dizer “Ah, entendi!”.

Yogi Berra, adotou essa citação e criou um livreto encantador intitulado: “Quando chegar a uma bifurcação na estrada, siga adiante!”. Inspiração e sabedoria de um dos maiores heróis do beisebol. Ele conta as várias bifurcações que ele encontrou e o resultado de cada uma. Ele relata a decisão de se tornar o gerente do New York Mets. Ele disse, “Eu tive um forte desejo de assumir o cargo e o fiz. Eu apreciava o desafio e nunca me arrependi. Um ano depois, ganhamos o campeonato da Liga Nacional, acho que é o que esses oradores de formatura querem dizer quando me citam… Tome uma decisão firme. Certifique-se de que se sente bem. Aprenda com a escolha que você fez e não questione ou critique a si mesmo – não há necessidade de se dar uma úlcera. Mas o meu conselho sobre as grandes decisões da vida é buscar aconselhamento, se puder. Fale sobre isso com um pai, um mentor, um professor, ou um treinador. Eles tiveram mais experiência de vida. Eles têm mais quilometragem e podem ajudá-lo a trilhar o caminho certo.”

A vida tem dois tipos de viagens

Existem dois tipos de viagens que podemos experimentar. Uma é nas estradas ou caminhos pelos quais andamos ou dirigimos. Este tipo de viagem tem a capacidade de reconstituir nossos passos e podemos trilhar por diferentes caminhos, porque, geralmente nada muda e a superfície pela qual viajamos é rígida e fixa.

O outro tipo é baseado nas escolhas de vida que fazemos. Uma vez que a escolha é feita, nunca poderemos refazer e começar tudo de novo porque as circunstâncias e as pessoas envolvidas mudam. Palavras são ditas, vidas afetadas e estas nunca podem voltar à forma original. Havia um terreno neutro antes da escolha, mas após a escolha, não há mais.

Olhe para trás em sua vida e lembre-se das diferentes bifurcações na estrada que você já encontrou. Veja onde a sua escolha lhe trouxe. Há muitas pessoas que desperdiçam tempo, desejo e energia permanecendo no tempo ou voltando ao lugar anterior, acreditando que podem recapturar sentimentos ou experiências passadas se retornarem a um determinado lugar. Certo casal militar desejava retornar a uma atribuição passada, deixando ansiosamente de lado as atuais. Eles tiveram a oportunidade de voltar ao lugar almejado. Ao chegar lá, não encontraram nada como antes, as pessoas eram diferentes, abrigos diferentes, e nada lhes foi satisfatório. Tornaram-se amargos, irritados e afastaram-se de tudo o que os ajudou a ser felizes antes. Perceba que as coisas mudam, condicione sua mente para apreciar a viagem no agora.

Advertisement

Cinco atitudes a se tomar quando em frente à bifurcação na estrada

1. Avaliar as opções e como elas irão afetar seus princípios e valores

Cada um de nós tem um conjunto de valores que define quem somos. Se uma opção compromete seus valores, não importa o quão lucrativo possa ser não valerá a pena correr o risco. Um homem, trabalhando em uma empresa de contabilidade muito bem-sucedida, foi ordenado a apresentar informações financeiras incorretas e ilegais. O proprietário lhe disse que se quisesse permanecer trabalhando com a possibilidade de vir a ser um dos sócios, deveria seguir ordens. Ele se recusou e saiu da empresa. Anos mais tarde, depois que a empresa foi fechada por fraude, um dos sócios disse a este homem, “Eu gostaria de ter seguido o seu exemplo. Ter-me-ia poupado de muita dor de cabeça e problemas legais.”

2. Será que a escolha o faz se sentir bem interiormente?

Há um número de pessoas que têm refletido, depois de tomar um determinado caminho, “Havia algo que fazia não me sentir bem, mas mesmo assim eu fui adiante.” Se não se sente bem, não é o caminho certo.

3. Converse sobre as opções com seu cônjuge

Afinal de contas, ele ou ela será o seu companheiro de viagem e tem um grande interesse no seu sucesso. Esta decisão afeta a vida dele também, e é melhor ter uma equipe de torcida em vez de um adversário.

4. Permitir a entrada de outros que percorreram um caminho similar

Você não precisa fazer o que já foi feito. Observe os que já trilharam o caminho que você quer trilhar, para que você possa tomar uma decisão mais sábia. Quando você tem o máximo de informações e conhecimento de antemão, então o próximo passo se torna possível.

5. Tome uma decisão firme e siga em frente

Coloque toda a sua energia na nova tarefa com os olhos focados em construir o sucesso. Yogi está certo, “Não fique se criticando – não há necessidade de se dar úlceras.” Tentar adivinhar o caminho certo, vai diluir seus esforços com a dúvida.

Advertisement

A vida é dinâmica, emocionante e mutável. Adquirimos novos conhecimentos e compreensão ao longo de nossa jornada. Se, depois de fazer uma escolha e viajar por essa estrada algum tempo, você achar que precisa reavaliar, isso significa que você está diante de outra bifurcação na sua estrada. Sim, a vida é cheia delas e da necessidade de tomar novas decisões. Isso é o que torna a vida tão interessante.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original When you reach the fork in the road.

Toma un momento para compartir ...

Gary and Joy Lundberg

Gary Lundberg is a licensed marriage and family therapist, Joy is a writer and lyricist. Together they present seminars and author books on relationships. Their website is garyjoylundberg.com, email