É normal sentir ciúme?

Você sente ciúme com frequência? Atenção, a situação pode ser mais grave do que você suspeita.

Camila Gómez

Ninguém pode negar que alguma vez na vida sentiu ciúme. O que deve ficar claro é como lidar com essa emoção que muitas vezes altera nossas vidas e estado de ânimo sem motivo, sem razão. Aqui está um pouco de esclarecimento sobre o assunto:

Evite discutir

As consequências que uma discussão traz não são agradáveis para ninguém, mudam seu humor, lhe deixam irritado e, consequentemente, às vezes você diz coisas ofensivas que autodestroem.

Não fale na hora

Dê-se um tempo e respire fundo, pense bem no que você está sentindo, no porquê, e depois fale com seu/sua parceiro(a) sobre o que provocou o ataque de ciúme. Seja respeitoso durante a conversa inteira.

Confie em si mesmo

Você é uma pessoa de grande valor. É essencial que não esqueça de se ver com olhos amorosos todos os dias. Você não precisa demonstrar nada a ninguém, nem competir com outras pessoas para chamar atenção.

Incentive sua vida pessoal

Faça isso não só para manter sua agenda cheia de atividades diferentes, mas também para criar um espaço no qual você se sinta bem e esteja em condições de afugentar seus medos.

Advertisement

Mantenha pensamentos positivos

Não se autodestrua com coisas negativas, lembre-se o quão importante você é e o seu valor. Pense em momentos agradáveis e tranquilos, isto irá melhorar notavelmente o seu humor e irá tornar o seu dia mais agradável.

Procure ajuda

Se você acha que o ciúme domina sua vida, é melhor buscar apoio profissional, que irá fornecer ferramentas eficientes e eficazes para enfrentar as situações que desencadeiam essa emoção.

Confie no seu/sua parceiro(a)

Isto é essencial para ser uma família feliz. Com confiança surgem muitas novas oportunidades para ambos, e para isso é importante manter uma boa comunicação, conhecerem-se bem, amarem-se e se respeitarem.

Descubra suas capacidades

Todos temos talentos diferentes. Uma forma de se manter ocupado(a) é experimentar novas atividades, tais como: aulas de pintura, de ioga, de dança, massagens de relaxamento e muitas outras que sejam de seu gosto. O importante é que você se sinta bem consigo mesmo para poder projetar uma imagem positiva aos outros.

Aceite-se como você é

Os estereótipos de beleza estabelecidos hoje pela sociedade são FALSOS, é importante que você aceite e entenda isso. Ame-se como você é, com alguns quilinhos a mais, com sua cor de pele e olhos, como você for, o importante é que você sempre saiba seu valor infinito e que sendo assim como você é foi que você conquistou seu/sua parceiro(a).

Advertisement

Seja realista

A imaginação dá vida a muitos fantasmas, por isso é necessário sermos objetivos e diferenciar claramente o que acontece e o que imaginamos que está acontecendo.

Seja tolerante

Aceite que você não pode estar presente com seu/sua parceiro(a) em todas as situações, portanto, seja tolerante e respeite o seu tempo. Não tente controlar tudo, conhecer cada um de seus amigos e criticá-los constantemente só causa mais problemas.

Não culpe ninguém pelo que você sente

Os sentimentos e emoções pertencem a cada pessoa, e culpar seu/sua parceiro(a) pelo o que você está experimentando só irá afastá-lo(a). É você quem pode mudar o que sente, não se esqueça disso.

É importante que você saiba que sentir ciúme de forma moderada é normal, mas sentir ciúmes com frequência e sem justificativas pode transformar isso em algo patológico e, portanto, em um caminho de difícil retorno, cuja única solução é intervenção especializada.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original ¿Es normal sentir celos?, de Camila Gómez.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Camila Gómez

Camila gosta de ler, escrever, pintar, escutar música, aprender idiomas. Ela fala inglês e faz aulas a 3 anos, falta 1 ano para ela receber certificação internacional. Ela gosta de conhecer pessoas novas.