5 dicas para aprender a ser mais organizado

A forma como organizamos todas as coisas é particular de cada um, porém existe uma sensibilidade em nós em discernir o que é organização e o que não é.

7,314 views   |   4 shares
  • Mais um ano começa e muitas vezes planejamos colocar a casa em ordem. Muitas coisas que acumulamos do ano anterior precisam ser revistas e jogadas fora. Novamente, vamos à faxina, e toda vez pensamos: por que acumulamos tanto lixo ou por que deixamos as coisas tão desorganizadas? Não seria mais fácil eliminar ou organizar tudo isso ao decorrer do ano?

  • É verdade, toda essa perda de tempo verificando cada item que deve ser descartado poderia ser evitada, se ao longo de todo o tempo fizéssemos um planejamento adequado. Ao fazer essa limpeza, uma única vez a cada ano, muitas vezes acabamos por jogar fora menos da metade do que deveria, ou porque nos apegamos àquelas coisas inúteis ou porque achamos que servirá para algo um dia no futuro.

  • Através de cinco dicas apenas podemos de uma forma geral encontrar uma solução para mantermos a casa ou ambiente de trabalho um pouco mais organizados e em ordem, até porque sempre teremos o que organizar todos os dias e sempre encontraremos mais soluções para que essa organização aconteça.

  • Neste universo, encontramos três tipos de pessoas: as que acumulam tudo e mais um pouco, as que jogam fora tudo e até o que não devem e as organizadas. Posso considerar que as pessoas normais sejam um pouco das três, não que você não seja necessariamente normal se sua característica seja apenas uma, mas o que eu quero dizer é que a organização vai de cada um, e isso é muito relativo, tem coisas que para mim são úteis e que para você não servem para nada, e o inverso é verdadeiro. Porém, se você possui tão somente uma única dessas características a ponto de atrapalhar sua vida, consideravelmente, fica a sugestão: busque um tratamento.

  • Pois bem, vamos tratar de apenas um assunto que é ser um pouco mais organizado em várias situações.

  • 1. Faça uma agenda

  • Acima de tudo, crie hábitos e rotinas. Muitas pessoas não gostam dessas duas palavras porque acham que escravizam e querem ter liberdade. Porém, o preço dessa liberdade virtual pode ser alto, deixar para resolver tudo na última hora pode acarretar consequências desde a perda da consulta que estava marcada para daqui a um mês até a falta de pagamento do seu cartão, gerando juros enormes. Faça uma agenda e coloque todas as tarefas nela, e claro, consulte-a todos os dias. Muitas vezes, temos a facilidade de ter tudo isso no celular ou computador, mas lembre-se, tudo pode ser perdido de um dia para o outro, então faça um back-up. Papeizinhos colados na geladeira de tudo quanto é tamanho e cores variadas podem ser úteis para muitas pessoas, desde que só você tenha acesso a ela. Imagina seu amigo lhe visitando e num momento de descuido, está lá ele, tomando um copo de água e lendo todos os seus compromissos, inclusive sua ida ao ginecologista e quais os exames que você deve levar. Muito constrangedor isso.

  • Advertisement
  • 2. Você é mamãe?

  • Se você não tem uma boa secretária e ainda trabalha fora, a coisa fica feia, se tiver filhos então, piorou. Terá pouco tempo para administrar toda a rotina da casa, que não são poucas. Divida todas as funções com marido, filhos e até agregados, dessa forma ninguém sai no prejuízo, marque na agenda todas as tarefas que cada um precisa fazer ou faça uma lista e cole num local visível para todos, menos na geladeira, por favor, seu marido não irá gostar quando o melhor amigo dele ler a tarefa do dia: “Limpar o cocô do cachorro”. Quando delegar as tarefas domésticas, todos saberão quais são os compromissos de cada um, se isso não acontecer, saiba que todos estarão esperando que você faça tudo.

  • 3. Você é papai?

  • Para cada empresa existe uma norma de organização, com certeza você deve segui-la ou manter no mínimo organizado o espaço individual que utiliza. Contudo, se você é daqueles que se apossou de um cômodo da sua casa para fazer dele o seu escritório e é daqueles que não gosta que mexam em nada, sinto muito, mas a limpeza desse local é por sua conta. Milhares de papeizinhos e anotações espalhados por toda a sua mesa, com certeza dá vontade de juntar tudo e jogar fora.

  • 4. Você é filho?

  • Sua mãe não aguenta mais lavar e passar sua roupa com tanto carinho, e quando ela entra no seu quarto e abre a porta do seu guarda-roupas, parece estar no meio de uma guerra? Se fosse só o guarda-roupas, tudo bem, e quando o quarto todo está assim? Que tal começar a lavar e passar suas próprias roupas? Organize seu quarto de forma que ele fique limpo e arrumado, seu local de estudo também deve estar limpo e organizado, assim ficará mais fácil quando precisar morar sozinho, pois estará habituado com a rotina de organização.

  • 5. Todos juntos

  • Passamos períodos longos no ambiente de trabalho, mas é nosso lar que irá trazer paz e conforto, se ele não estiver limpo e organizado trará desconforto. Todos podem ajudar estabelecendo regras e rotinas, mesmo quando você estiver morando sozinho. No lar, existem várias tarefas para serem realizadas, desde a retirada dos lixos nos dias certos, as compras nos supermercados, a preparação da alimentação e um cardápio diário, a limpeza diária para evitar o acumulo, a limpeza pesada que deve ser realizada mensalmente, o jardim que precisa de cuidados, o computador com muitos arquivos inúteis, crianças pequenas que devem ser cuidadas, até os animais de estimação e o carro na garagem. Enfim, são inúmeras as tarefas e muitas que não foram nem citadas aqui, e cada uma delas poderia criar um novo artigo sobre como organizá-las.

  • Advertisement
  • Todos conhecem como deve ser a administração de um lar. Talvez, essas cinco dicas sejam apenas cinco conselhos, até porque cada um desenvolve uma forma de organizar e encontrar as coisas. Uma mesa cheia de documentos pode parecer para você um tanto quanto desorganizada, mas para quem deixou daquela forma, poderá encontrar qualquer documento que você por acaso vier a pedir.

  • Passamos o tempo acumulando coisas desnecessárias e sem sentido como embalagens vazias de tudo quanto é forma pensando que talvez iremos usar algum dia, pode até ser que um dia precisaremos delas para alguma utilidade, mas isso não é tão importante, que tal contribuir com a natureza e entregar tudo para a reciclagem?

  • A forma como organizamos nosso lar, nosso espaço individual ou local de trabalho é particular de cada um, porém existe uma sensibilidade em cada um para discernir o que é organização e o que não é. Se algo lhe atrapalha a ponto de sofrer prejuízos com isso, a solução pode ser bem simples: organize seu dia, sua semana, seu mês e seu ano, provavelmente as tarefas fluirão naturalmente, e seu lar se tornará um local agradável.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Gostou? Compartilhe com seus amigos!

Sandro A Correa é graduado em Farmácia, pós-graduado em Fisiologia - UEL e Empresário do ramo de seguros. Natural de SCS - São Paulo; Casado, pai de dois filhos, tem como hobby a prática do tênis.

Website: http://mormon.org/por/me/9HPR/Sandro

5 dicas para aprender a ser mais organizado

A forma como organizamos todas as coisas é particular de cada um, porém existe uma sensibilidade em nós em discernir o que é organização e o que não é.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr