10 dicas para melhorar a concentração

A concentração é fundamental para o bom rendimento na realização de qualquer tarefa, portanto aprenda 10 dicas que lhe ajudarão a melhorá-la sempre.

Suely Buriasco

A concentração é fundamental para o desenvolvimento de qualquer atividade intelectual, seja de aprendizagem, como de ação, além de ter também grande importância para a vida cotidiana. No entanto, muitas pessoas apresentam nível de atenção muito baixo, prejudicando seu rendimento normal.

Algumas dicas podem ser valiosas para melhorar a concentração, a atenção e, consequentemente, a memória:

1- Mude hábitos

Fazer sempre tudo igual deixa o cérebro muito confortável. Faça caminhos diferentes, deixe de ser metódico demais, mude horários dos afazeres sempre que possível. Ou seja, saia do automatismo.

2- Desenvolva a sua criatividade

Pensar em formas novas de desenvolver um trabalho ou qualquer ação é um exercício muito interessante. Enquanto você estiver analisando como fazer, sua mente estará convertida para aquilo e sua capacidade de concentração estará se ampliando.

3- Troque as coisas de lugar

Ser organizado é muito bom e pode ajudar a aumentar a concentração também. Se você anda mesmo muito esquecido, experimente mudar alguma coisa de lugar, assim, quando você olhar para o objeto fará associação com algo que precisa ser lembrado.

Advertisement

4- Tente fazer uma coisa de cada vez

O poder de concentração se dissipa quando realizamos muita coisa ao mesmo tempo, afinal, a maior parte é feita de forma mecânica. Procure agir com atenção, pensando no que está fazendo.

5- Discipline seus pensamentos

Ao realizar qualquer atividade lute contra os pensamentos difusos que o levam “para longe”. É importante disciplinar a mente em absorver o momento, não permitindo pensar de forma esparsa e confusa.

6- Faça determinações

Fale com você mesmo, de preferência em voz alta, sobre o que precisa absorver mentalmente de um aprendizado ou ação qualquer. Determine efetivamente o que deseja; isso facilita a concentração e a memorização desejada.

7- Elimine distrações

Desligue aparelhos sonoros como de som ou TV, tudo o que pode distrair você e tirá-lo do foco de sua ação. Toda atividade intelectual exige tranquilidade e o ambiente é muito importante.

8- Cuide de suas necessidades fisiológicas

Sono, sede, calor ou qualquer desconforto de ordem fisiológica atrapalham muito a concentração. A boa alimentação é um fator determinante para a concentração. Também já escutei muitas pessoas dizerem que ficam com vontade de urinar e não vão ao banheiro para não perder tempo. Entretanto, com as necessidades fisiológicas atendidas o rendimento aumenta e compensa a pausa.

Advertisement

9- Adote uma postura ativa

Independente de qual seja a tarefa, realize-a com disposição e dinamismo; ao contrário, ao invés de se concentrar, você acabará dormindo. Mantenha o foco, mas faça associação com nomes e lugares, por exemplo; isso além de fazê-lo pensar, ainda facilitará a memorização e tornará a tarefa mais interessante.

10- Faça exercícios físicos

No site, Renato Miranda afirma que: “O exercício físico providencia uma série de produção de hormônios que são responsáveis em harmonizar a excitação emocional, equilibrar e recuperar o organismo e facilitar o descanso propriamente dito“. Harmonizando e oxigenando o corpo o poder de concentração certamente será maior.

Seguindo essas dicas você conseguirá melhorar muito a sua capacidade de concentração, mas é importante lembrar que os resultados dependem de prática contínua e persistente.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.