10 razões para perdoar

Encarar o perdão de forma prática e objetiva facilita a disponibilidade de desenvolvê-lo.

Suely Buriasco

A crença negativa de que perdoar é ser conivente com os erros alheios, ou mesmo, aceitar de forma passiva e esquecer tudo o que os outros nos fazem é que causa grande equívoco e, muitas vezes, faz com que a pessoa desista de perdoar. Charles Chaplin disse: “Nunca a alma humana surge tão forte e nobre como quando renuncia à vingança e ousa perdoar uma ofensa“. Essa é uma afirmação muito verdadeira que merece profunda reflexão.

Pensemos em algumas razões pelas quais o perdão se faz uma opção sábia:

1- Perdoar é uma ação inteligente

Não há como mudar o acontecido, isso é um fato, mas você pode mudar a forma com que encara o que aconteceu. E o perdão é a única alternativa que pode deter o ciclo da culpa e da dor, interrompendo o sofrimento causado pela ofensa.

2- Não é possível esquecer

Não desperdice suas energias tentando esquecer, a menos que você sofra de uma amnésia não será possível. Aceite isso e sempre que o pensamento voltar procure substituí-lo calmamente por outro que faça bem a você.

3- Perdoar é bom para quem perdoa

Você não estará fazendo nenhum favor para o seu ofensor, simplesmente você está colocando limites para as ações dele na sua vida. Assim sua vida toma uma direção mais tranquila e satisfatória.

Advertisement

4- Perdoar é uma libertação

Quando você não aceita uma ofensa, isto é, não sofre por ela, você corta a cadeia de dor e culpa que ela pode causar e se liberta de todos os seus malefícios. Perdoar é encontrar o oásis de paz na alma, libertando-se do ardor do deserto infértil.

5- Cada um é responsável por seus próprios atos

Não se trata de se tornar alguém passivo ou conivente; a pessoa que ofendeu você continua a ter responsabilidade pelo seu ato. Mas isso é um problema dela, que ela tem que resolver. O que cabe a você são os seus próprios atos, assim, a sua reação diante da ofensa é que configura sua responsabilidade.

6- Perdoar é saudável

Já há algum tempo o perdão deixou de ser apenas uma questão religiosa; especialistas afirmam que perdoar é saudável mentalmente e até fisicamente. Muitas doenças são ligadas a baixa imunidade causada pela irritação, raiva e nervosismo.

7- Perdoar é divino

O perdão é uma ação que nos consagra a Deus, estando presente nas religiões como máxima mestra e divina. Perdoar serena a alma, pois, nos afasta da culpa e nos conecta com o que reconhecemos como superior.

8- O perdão é uma aquisição moral

Não basta acreditar nos benefícios do perdão, perdoar é uma postura de vida ligada à aquisição de virtudes como a paciência, a tolerância e o amor.

Advertisement

9- O perdão nos afasta do erro

A falta de perdão pode provocar atos impensados e vingativos; muitas pessoas se perdem e comprometem a própria vida e de suas famílias. Perdoar nos livra de julgar o ofensor, embora julguemos a sua ação errada, são coisas diferentes que merecem distinção.

10- Perdoar preserva as relações

A falta de perdão afasta e até dissipa famílias, levando pessoas que se amam a sofrerem por não compreenderem o erro do outro. O perdão renova os votos de amor e compreensão, aproximando as pessoas e libertando-as da dor.

O fato é que nenhum ser humano está livre de errar e precisar do perdão de alguém. Olhar os erros do próximo com mais complacência demonstra amadurecimento emocional e nobreza de caráter.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.