5 dicas para quem é casado com um introvertido

Os introvertidos veem a interação social como algo cansativo. Isso pode ter um enorme impacto sobre o casamento, que gira em torno de trabalho em equipe. Este artigo dá cinco dicas para lidar com a introversão.

5,683 views   |   20 shares
  • Ser introvertido não é o mesmo que ser tímido, socialmente desajeitado ou antissocial. Introversão significa simplesmente que a pessoa se sente melhor passando o tempo consigo mesma, isso ajuda o introvertido a ter energia, ao passo que despender tempo com as pessoas o esgota. Essa energia é geralmente emocional ou mental, mas pode frequentemente se traduzir em energia física também. Situações sociais como festas ou shows são demasiado estimulantes para o introvertido, mesmo que ele esteja se divertindo.

  • Introversão pode ser um desafio difícil dentro de um casamento. Afinal, o casamento é um relacionamento. E os relacionamentos giram em torno de interação, trabalho em equipe e socialização. Meu marido e eu temos alcançado algum sucesso em muitos aspectos com relação a minha preferência em ficar sozinha ao longo de nosso casamento. Espero que as dicas a seguir possam ajudar-lhe a encontrar o sucesso em seu casamento também.

  • 1. Deixe que seu cônjuge tenha um tempo para ser uma pessoa caseira

  • Um pouco de tempo sozinho é simplesmente mais importante para o bem-estar do seu cônjuge do que a interação social. Isso pode significar que você irá passar mais tempo sentado no sofá assistindo a um filme do que você imaginava. Para isso, tenha em mente que se seu cônjuge está assistindo um filme com você isso significa que você foi convidado a entrar em sua bolha particular. Vindo de um introvertido, isso significa muito amor.

  • 2. Esteja disposto a cancelar os planos e criar alternativas

  • Vamos dizer que você e seu cônjuge têm planos de ir a uma festa depois do trabalho. Vocês dois estão animados para isso, embora você saiba que o seu cônjuge falará com apenas um ou dois amigos íntimos enquanto você circula pelo salão. Agora vamos supor que ele teve várias reuniões inesperadas no trabalho, o que o deixou totalmente exaurido. A festa pode ser muito cansativa e até mesmo paralisante a essa altura. Adaptar seus planos nesse sentido ajudará seu cônjuge a se sentir amado e cuidado.

  • 3. Faça perguntas

  • Os introvertidos acham situações sociais menos atraentes do que os extrovertidos, por isso eles podem ter mais dificuldade em comunicar as suas necessidades, simplesmente porque eles não têm tanta prática em fazê-lo. Por isso, se você deseja saber o que o outro quer, é importante perguntar. Também é importante porque eles podem não perceber que você se interessa por seus pensamentos e sentimentos, já que geralmente mantêm seus pensamentos guardados para si (em parte porque pensam demais).

  • Advertisement
  • 4. Divirta-se

  • Se você espera que o seu amor introvertido esteja envolvido com você o tempo todo, vai se decepcionar, sem mencionar que se sentirá solitário. Programe um tempo para sair com os amigos, se as suas necessidades sociais não estão sendo atendidas, ou pelo menos encontre algo interessante para fazer. Dessa forma, quando o seu cônjuge estiver pronto para interagir, você terá algo divertido para contar-lhe. Só lembrando, interromper o tempo sozinho do introvertido para um abraço e um beijo é perfeitamente aceitável.

  • 5. Deixe-o socializar-se à sua própria maneira

  • Eu gosto de receber pessoas na minha própria casa. Desta forma, tenho controle sobre quando a reunião começa e termina. Eu também preciso ser a única a escolher as atividades. Por exemplo, às vezes eu escolho um jogo de tabuleiro porque não há muita necessidade de conversa, ao mesmo tempo em que permite que todos possam interagir. Socializar na minha própria casa também me permite encontrar algo imperceptível para fazer enquanto meu marido continua conversando. Isso me poupa de sentar e conversar na casa de outra pessoa, enquanto na verdade desejaria estar em uma sala tranquila lendo um bom livro.

  • Tenha em mente que seu cônjuge pode ter exatamente os sentimentos opostos aos meus. Talvez ele/ela prefira sair para garantir que seu espaço seguro e privado do lar permaneça assim. O principal é que o seu cônjuge precisa ter autonomia na forma como interage com os amigos. Isso preserva a interação como uma experiência agradável, positiva, em vez de cansativa ou até mesmo prejudicial.

  • Embora essas ideias devam ser úteis para o seu cônjuge, a coisa mais importante que você pode fazer a ele ou ela (e seu casamento!) é não levar para o lado pessoal. Falo por experiência própria quando digo que muitos introvertidos gostariam de oferecer sua companhia e bom humor sempre que forem chamados para isso, mas simplesmente não conseguem. No entanto, como você é compreensivo com a necessidade do seu amor de ficar sozinho, estimule-o e seja alegre, isso irá criar um ambiente onde o introvertido possa aproximar-se dos outros, especialmente de você.

  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 5 tips for being married to an introvert, de Sara Hagmann.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Sara Hagmann é esposa e dona de casa, escritora, ama viajar, cozinhar e beijar seu marido. Muito. 

5 dicas para quem é casado com um introvertido

Os introvertidos veem a interação social como algo cansativo. Isso pode ter um enorme impacto sobre o casamento, que gira em torno de trabalho em equipe. Este artigo dá cinco dicas para lidar com a introversão.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr