6 maneiras de salvar o seu casamento através do altruísmo

Uma única característica pode melhorar o seu casamento. Leia sobre seis maneiras de colocar suas próprias necessidades de lado e concentrar-se em ser altruísta.

Amy Peterson

Lembro-me vividamente de estar no carro com meu pai, durante as férias da faculdade. Nós estávamos falando sobre as qualidades que um cônjuge em potencial deve possuir. Eu era solteira na época, e tinha uma longa lista de características que eu queria no meu companheiro ideal. Meu pai disse que a coisa mais importante que um cônjuge deve ser é altruísta. Ele me ensinou sobre ser capaz de atender às necessidades de outra pessoa, mesmo que você tenha que colocar de lado seus próprios desejos.

Após 15 anos de casamento, eu acho que meu pai estava certo. Se o seu casamento enfrenta dificuldades, ou se você está se esforçando para mantê-lo forte, altruísmo pode ser a chave. Estas seis ideias vão ajudá-lo a aprender a ser altruísta em seus relacionamentos mais importantes.

1. Coloque as necessidades do seu cônjuge em primeiro lugar

Pode parecer difícil colocar suas necessidades de lado e concentrar-se inteiramente em seu cônjuge, mas é essa confiança e comprometimento que irão fortalecer seu relacionamento e permitir que você sinta e expresse o amor. Essa ideia funciona melhor se ambos os cônjuges estiverem agindo da mesma forma um com o outro. Meu marido e eu nem sempre agimos nesse perfeito estado de equilíbrio. Mas quando o fazemos, eu sinto que nos tornamos um.

É difícil sair da cama no mesmo horário que as crianças quando eu me sinto tão cansada quanto meu marido, mas eu faço isso mais vezes, porque ele tem problemas com fadiga. Ele sabe que às vezes preciso de 15 minutos depois do jantar para recarregar-me do serviço de casa e de pôr as crianças na cama, então ele me estimula a ir para o quarto e ler algo. Dessa maneira e em muitas outras, estamos colocando os nossos desejos de lado e sendo altruístas.

2. Amar incondicionalmente

Uma das piores coisas que você pode fazer em um casamento é contabilizar erros e fraquezas e usá-las contra o seu cônjuge. Quando se é altruísta, ama-se incondicionalmente. Existem alguns comportamentos que não podem ser tolerados, como qualquer forma de abuso, mas pequenas falhas de personalidade e dias ruins devem ser relevadas. Quando você ama incondicionalmente, você se sente motivado em ajudar o seu cônjuge a ser feliz, ter sucesso e sentir-se amado.

Advertisement

3. Encontre maneiras de servir

Se ser altruísta é algo novo para você, pode demandar um pouco de prática. Comece por encontrar pequenas maneiras de servir o seu cônjuge. Ofereça-se para lavar os pratos. Arrume a cama de manhã, antes que ela o faça. Aspire o carro dele ou leve o cachorro para fora na parte da manhã para que ela possa dormir. Servir promove o amor e outros atos de serviço em troca. Pode levar algum tempo para o seu cônjuge aderir ou mesmo retribuir a ideia, mas continue tentando. Se você estiver se habituando a servir, continue.

4. Seja um bom ouvinte

Você pode ser altruísta ajudando seu cônjuge emocionalmente. Seja a pessoa para quem o seu cônjuge se volta quando deseja desabafar sobre um dia ruim no trabalho. Não precisa dar soluções à sua esposa, apenas valorize seus sentimentos e ofereça sugestões se ela pedir. Ao ouvir, se envolva. Tente ficar de mãos dadas e olhe para o rosto do seu cônjuge para ler suas expressões. Desenvolvam a qualidade da empatia para que possam ficar mais emocionalmente ligados um ao outro.

5. Aprenda a fazer concessões

Ser altruísta não significa ser um mártir. Você não tem que desistir de seu filme romântico favorito para assistir aos filmes de ação dele para o resto da vida. Às vezes, ser altruísta significa apenas se comprometer. Meu marido não gosta de gastar muito dinheiro em mobiliário e decoração, mas ele sabe que é importante para mim, por isso ele reserva algum dinheiro para isso. Anos atrás, eu concordei em ir a um restaurante japonês porque o meu marido gosta, e acabei por gostar também.

O compromisso os aproxima. Cultive a capacidade de comprometer-se, caso não consiga concordar com algo. Deixe de lado a necessidade de estar sempre certo ou de fazer sempre as coisas do seu jeito.

6. Ore para ter força e ajuda

Eu tenho uma firme convicção de que Deus quer que eu seja feliz e meu casamento seja bem-sucedido. Às vezes sinto como se eu esgotasse a maior parte de minha paciência, amor e força emocional com meus filhos, deixando pouco para o meu esposo. Orar por altruísmo me ajuda a ter mais amor e energia para gastar com o meu marido. As pessoas têm uma tendência ao egoísmo. Orar para superar o egoísmo é importante enquanto você se esforça para ser mais altruísta.

Advertisement

Nenhum casamento é perfeito, mas todo casamento (e relacionamento) pode ser melhorado através do desenvolvimento de apenas uma característica: altruísmo. Implemente essas ideias e veja como o seu casamento melhora.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original 6 ways to save your marriage with selflessness, de Amy Peterson.

Toma un momento para compartir ...

Amy Peterson

Amy M. Peterson, a former high school English teacher, currently lives in Oregon with her husband and four children. She spends her days writing, reading, exercising and trying to get her family to eat more vegetables.