Encontrando a melhor posição para amamentar o bebê

A amamentação é tão importante que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde promovem, em Agosto, a Semana Mundial da Amamentação.

545 views   |   shares
  • Quando minha primeira filha nasceu, eu era bem jovem e magrinha, lembro-me de que não conseguia encontrar uma posição agradável para amamentar. Meus seios eram pequenos e não tinha o bico formado para que ela pudesse sugar.

  • Os primeiros dias foram sacrificantes até que em consulta com o pediatra ele me ajudou orientando como deveria fazer. Ele me disse que a posição era mais importante do que o tamanho do meu seio, o que eu achava ser a causa do incômodo, tanto meu quanto do bebê.

  • Eu precisei de alguns recursos para ficar confortável e meu bebê poder alcançar facilmente meu seio. Comecei a colocar um travesseiro alto e firme sobre meu colo, assim podia apoiar meu braço e segurar o bebê sem me cansar. Apoiei a cabecinha dela com um travesseirinho fino dando sustentação e conforto, assim ela pôde finalmente alcançar o seio e como eu não ficava tão cansada em segurá-la o momento da amamentação começou a ser mais tranquilo para mim e para ela também. Quando vieram os outros quatro filhos, tirei de letra.

  • Primeiros momentos da amamentação

  • Para não sentir dor na hora da amamentação é importante certificar-se de que o bebê abocanhe o bico do seio de maneira adequada. Ele deve colocar quase toda aréola na boca evitando assim que o mamilo fique esfolado e comece a doer. Quanto mais o bebê sugar, mais leite será produzido, por isso os primeiros momentos da amamentação são fundamentais para que este momento seja prazeroso para mãe e para o bebê.

  • O ambiente para amamentação deve contribuir para a tranquilidade da mãe e do bebê. Um lugar sem muito movimento de pessoas, silêncioso e com pouca luz são ideais para este momento importante.

  • Algumas mulheres encontram dificuldades para se acertarem na amamentação, foi o meu caso com minha primeira filha. Mas o importante nestes casos é a perseverança e busca de informações. Converse com o pediatra, enfermeiras e claro as avós, tias e amigas que já passaram por isso. Mantenha a calma, não desista e tente novas posições até se adequar a uma delas.

  • Sugestões de posição para amamentar seu bebê

    • Deite-se e coloque o bebê paralelo ao seu corpo.

    • Quando o bebê estiver maiorzinho e começar a pesar, você pode encaixá-lo em sua coxa “de cavalinho” deixando-o de frente para seu seio.

    • Um detalhe importante na posição é que a barriga do bebê fique virada para a sua barriga, facilitando o esforço que ele tem que fazer para sugar e engolir.

    • Se perceber que seu seio está muito cheio e duro, massageie antes e se soltar um pouco de leite deixe. Do contrario o bebê terá dificuldade em abocanhar o seio fazendo com que você sinta dor, pois ele vai pegar somente a ponta do bico.

  • Advertisement
  • O momento da amamentação é único e merece toda preparação para dar conforto e bem-estar à mãe e ao filho. Esse momento é magico, é o momento em que seu bebê sente novamente a ligação materna por duas razões, primeiro por saciar sua fome e a outra pelo fato de se ligar diretamente à mãe através do contato físico. Se for um momento agradável, a amamentação fará de seu filho uma criança saudável pelos nutrientes do leite materno e pela relação que manterá com você.

  • Apenas 38% das crianças no mundo são amamentadas exclusivamente com leite materno nos seis primeiros meses de vida, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). A entidade alerta que o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição para bebês e crianças pequenas e uma das formas mais eficazes de garantir a saúde e a sobrevivência. Segundo a OMS, o aleitamento materno reduz as chances de obesidade na vida adulta e o risco de diabetes.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Graduada em Administração de Empresas com MBA em Empreendedorismo. Casada mãe de 6 filhos, avó de 2 netos. Atua profissionalmente como Analista Instrutora da Educação Empreendedora no SEBRAE - SP. Como hobby gosta de artesanato, música e leitu

Encontrando a melhor posição para amamentar o bebê

A amamentação é tão importante que o Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde promovem, em Agosto, a Semana Mundial da Amamentação.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr