A importância de controlar os próprios pensamentos

É controlando nossos pensamentos que, ao buscar o autodomínio, conseguimos ao longo de nossa vida nos tornar pessoas melhores.

2,071 views   |   4 shares
  • A atividade de pensar é algo inerente ao ser humano, e de fato, é uma das características que o diferencia dos outros animais.

  • O processo do pensamento é de fundamental importância para a vida dos seres humanos. Deus, reconhecendo tal importância, nos advertiu quanto aos nossos pensamentos: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar. Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos."(Isaías 55:7-9)

  • Nesses versículos aprendemos que devemos tomar cuidado com os nossos pensamentos, pois eles determinarão o nosso caminho. Devemos cuidar para que nossos pensamentos estejam em sintonia com o que nosso Pai Celestial espera de nós, pois dessa forma poderemos ter certeza que seguiremos por um caminho que conduzirá a felicidade e salvação. O Senhor espera que atinjamos todo o nosso potencial divino, mas só conseguiremos isso se controlarmos o nosso pensamento, pois tudo se inicia assim, com o pensar.

  • Margaret Thatcher, primeira ministra do Reino Unido entre 1979 e 1990, disse o seguinte a respeito do pensamento: "Cuidado com seus pensamentos, pois eles resultam em palavras. Cuidado com suas palavras, pois elas resultam em ações. Cuidado com suas ações, pois tornam-se hábitos. Cuidado com seus hábitos, pois moldam o seu caráter. O seu caráter determina o curso de sua vida".

  • Tudo tem início com o pensamento, portanto devemos decidir hoje o tipo de pessoa que desejamos ser amanhã e controlar nossos pensamentos para que eles nos levem para nossa meta. Aqueles que dizem "falei sem pensar" cometem um equívoco, pois nunca falamos nada sem antes termos pensado, ainda que o pensamento, por ser um processo contínuo, tenha acontecido de forma automática. Esse é mais um motivo pelo qual devemos criar o hábito de pensar sobre nossos pensamentos.

  • Para podermos controlar nossos pensamentos, precisamos primeiramente identificá-los. Qual o padrão de pensamento que você possui?

  • Há pessoas que são muito pessimistas, então o padrão de pensamento delas gira em torno do negativismo, ou seja, ela frequentemente tem pensamentos ruins frente às coisas e situações. Outras pessoas têm um padrão de pensamento persecutório, o que significa que ela sempre pensa que alguém quer prejudicá-la. Os pensamentos geram sentimentos e emoções, que acabam por resultar em ações.

  • Advertisement
  • Uma vez identificado o seu padrão de pensamento você poderá modificá-lo e consequentemente essa modificação irá gerar um novo sentimento ou emoção que resultará em uma ação diferente.

  • É dessa forma, controlando nossos pensamentos, que, ao buscar o autodomínio, conseguimos ao longo de nossa vida nos tornar pessoas melhores.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

A importância de controlar os próprios pensamentos

É controlando nossos pensamentos que, ao buscar o autodomínio, conseguimos ao longo de nossa vida nos tornar pessoas melhores.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr