6 dicas úteis para manter a casa arrumada todos os dias

Aprenda como, com alguns cuidados diários, você poderá manter sua casa limpa e organizada e desta forma proporcionar mais saúde e bem-estar a sua família.

Renata Finholdt

“O trabalho de uma dona de casa não termina nunca!“. Essa frase é comumente ouvida entre as mulheres e retrata a mais pura realidade. Todos os dias há louça para ser lavada, roupas que precisam de cuidados, algum tipo de limpeza ou organização a ser feita e assim entra dia e sai dia a dona de casa tem muito trabalho. Uma rotina de cuidados e organização que muitas vezes não é visível aos filhos e ao esposo.

Porém, apesar do trabalho intenso e pouco valorizado, manter a casa limpa e arrumada é ainda um grande prazer das mães e donas de casa que querem proporcionar a sua família um ambiente aconchegante e prazeroso, um verdadeiro “lar doce lar”.

Algumas se perdem no meio de tantos afazeres, mas com um pouco de organização do tempo e paciência é possível sim deixar o lar bem arrumado todos os dias e sentir-se feliz por isso, sem se sentir uma escrava do trabalho doméstico.

1 – Primeiramente estabeleça uma rotina, isso irá lhe ajudar muito a administrar o tempo e manter tudo bem organizado.

2 – Você pode começar optando por um cardápio semanal, isso lhe ajudará a diminuir o tempo na cozinha e também aquele gasto no supermercado para as compras. Tenha um dia da semana para organizá-lo e um dia para as compras. Deixe isso bem agendado e respeite-o.

Advertisement

3 – Com as refeições já organizadas você terá mais tempo para dedicar a outras coisas. Procure sempre ao ir deitar-se à noite deixar sua cozinha em ordem e limpa, lave os copos e pratos que por algum motivo estiverem lá. Guarde todas as coisas em seus devidos lugares, assim quando acordar no dia seguinte não terá que se preocupar com toda a bagunça da cozinha.

4 – O pó é um dos causadores de doenças e alergias, para isso é preciso cuidar para que não se acumule em seus móveis e piso. Uma vez por semana pelo menos uma grande limpeza na casa é necessária e para mantê-la você pode tirar o pó dos móveis diariamente, isso lhe ajudará a manter a casa mais limpa e evitar problemas de saúde.

5 – O chão também pode ser varrido todos os dias. Se for o caso peça ajuda ou designe um de seus filhos para esta tarefa diária. Já o da cozinha, após preparar as refeições pode ser bem limpo com um pano umedecido em algum tipo de desengordurante ou multiuso.

6 – Os cuidados diários com o banheiro também são importantes. Limpe com cloro a pia, o vaso sanitário e o boxe de banho. Há no mercado algumas opções de cloro para borrifar, são mais práticos e servem perfeitamente para o cuidado diário com a casa.

Você pode pedir ajuda e designar tarefas para seus filhos ajudarem com esses pequenos afazeres. Todos podem cuidar de seus próprios quartos e ter uma tarefa simples a mais. O tempo gasto com estes cuidados será ainda mais reduzido, e você irá proporcionar mais saúde e bem-estar a sua família.

Advertisement

Esses cuidados diários, por mais que pareçam grandes, não levam muito tempo e você poderá deixar tudo bem limpinho e em ordem.

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.