4 dicas criativas para customização de roupas

Transformar algumas peças do vestuário em outras novas e bonitas é possível e você poderá dar a sua cara para cada uma delas. Será única!

Renata Finholdt

Muitas vezes adquirimos algumas novas peças de vestuário porque nos deparamos com um vestido bonito ou uma blusinha que ficaria bem com aquela calça ou saia, mas nem sequer pensamos ou lembramos de outras peças de nosso guarda-roupa que estão guardadas há algum tempo e que poderiam ser objeto de uma pequena reforma para se transformar em algo que talvez usássemos com mais frequência.

Toda mulher tem pelo menos uma peça de vestuário em seu guarda-roupa que tenta usar algumas vezes, mas na hora “h” decide trocá-la e mais uma vez ela fica guardada. O interessante a fazer é separar esses itens e pensar em uma reforma.

1. Um bom exemplo de customização são as calças jeans. Normalmente elas são bem utilizadas e ficam desgastadas na barra. Se isso acontecer você pode em momentos de calor transformá-la em uma linda bermuda. Vista a calça e meça a altura do corte que pretende fazer. Lembre-se antes se você pretende fazer uma barrinha nela ou deixar com aquele efeito desfiado mesmo, isso interfere inteiramente na altura do corte. Se optar por fazer uma pequena barrinha, você mesmo pode cuidar disso, basta dobrá-la duas vezes e passar com ferro quente para que a dobra fique marcada. Prontinho você já ganhou uma bermuda nova para usar no próximo verão.

2. As camisas masculinas também podem ser transformadas em ótimas saídas de praia. Para isso você precisa cortar as mangas na altura da costura e também o colarinho. Neste local é possível fazer a colagem, com cola de tecido, de algum tipo de acabamento como pedrinhas de base plana, fica bem bonito e você terá uma saída de praia customizada, sem contar a economia feita!

3. As camisetas também podem ser transformadas. É possível mudar a cor das camisetas lisas simplesmente passando por um processo de tingimento feito em casa. Um pequeno corte na lateral da peça serve para que seja feito um bonito nó, dando um efeito diferente na peça que antes era sem graça e reta. A moda dos maxi colares também foi incorporada às peças de roupa; uma camiseta lisa pode ser customizada com a colagem (mais uma vez a cola de tecido) de um maxi colar na gola. Fica lindo!

4. Os vestidos podem ser customizados e serem transformados em saias ou terem seu comprimento alterado. Também é possível aplicar rendas e pedras sobre eles, ou até mesmo com um tecido de outra padronagem criar uma faixa na cintura (para o caso dos vestidos liso, ou seja, sem estampas).

Da próxima vez que pensar em guardar uma roupa que não consegue utilizar, olhe para ela de modo diferente e pense no que pode ser feito para que ela seja mais útil para você. Ponha sua criatividade para trabalhar e crie suas novas peças de vestuário!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.