3 preocupações dos pais ao preparar os adolescentes para a vida

Pense nas várias possibilidades que seus filhos adolescentes têm de aproveitar seu tempo livre com atividades que lhe proporcionarão alegria e aprendizado para o futuro. Agora tome uma atitude.

2,495 views   |   2 shares
  • Muitos pais têm a mesma dificuldade: os filhos retornam da escola e passam o resto do dia em casa na frente de um computador ou jogando videogame. Algo muito comum. No entanto, esta idade é muito boa para aprender e praticar algo novo. Eles têm disposição, energia, e fácil aprendizagem, não podem e tampouco devem passar o dia "à toa" atrás apenas deste tipo de diversão monótona.

  • A preocupação em promover para eles alguma atividade diferente é na maioria das vezes tarefa dos pais, porém a adolescência é uma fase difícil e a dúvida em o que proporcionar para que tenham dias proveitosos fica no ar.

  • Pense primeiramente em coisas que eles se identificam e gostam de fazer. Você pode listar as mais variadas coisas que vier a sua mente e depois conversar com seus filhos a respeito de cada uma delas. E também aproveitar para ouvir deles as sugestões.

  • Mesmo que eles se oponham e pretendam passar a adolescência toda em cima do sofá, tome uma atitude e não deixe que isso aconteça.

  • 1. Trabalho e futuro profissional

  • Pense no futuro profissional deles e em o que eles podem fazer para se preparar para isso. Talvez um curso de línguas, no período oposto ao das aulas ajuda muito a prepararem-se para sua autossuficiência no futuro. Há também outros cursos profissionalizantes que podem ser feitos paralelamente ao ensino médio, são excelentes e já preparam os jovens para o campo profissional.

  • 2. Estudo e formação acadêmica

  • Aperfeiçoar um dom também pode ser muito prazeroso. Aulas de violão, piano, desenho são importantes e afloram um lado cultural que fará muito bem a eles agora e no futuro. Questione qual o instrumento que eles mais se interessam e busque profissionais que poderão ajudá-los. Pense também que eles precisarão ter o instrumento em casa para treino, isso pode ser um grande incentivo para o aprendizado.

  • 3. Saúde e atividade física

  • Esportes também são bastante indicados, sendo assim, questione qual o tipo de modalidade que eles mais gostam: futebol, natação, artes marciais, musculação ou qualquer outro tipo de atividade física. Muitos campeões olímpicos começaram suas carreiras no início da adolescência. Vocês podem até aproveitar para conhecerem juntos alguns tipos de esportes menos divulgados no país e quem sabe até começarem a praticá-los juntos.

  • Embora não seja sábio ocupar todo o tempo deles, há várias maneiras de fazer com que os jovens adolescentes aproveitem seu tempo ocioso de forma prazerosa e adquiram conhecimento. Veja quais opções mais interessam e busque por escolas ou profissionais próximos. Será ótimo para seus filhos!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

3 preocupações dos pais ao preparar os adolescentes para a vida

Pense nas várias possibilidades que seus filhos adolescentes têm de aproveitar seu tempo livre com atividades que lhe proporcionarão alegria e aprendizado para o futuro. Agora tome uma atitude.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr