5 considerações básicas a levar em conta na hora de escolher uma profissão

Aprenda 5 coisas básicas a saber para escolher uma profissão.

Taís Bonilha da Silva

O momento da escolha de qual profissão seguir é sempre complicado, não raramente, é repleto de estresse, pressões e incertezas.

Os conflitos e ansiedade do jovem à época do vestibular não atingem apenas o jovem, mas também sua família. Os pais acabam pressionando para que o jovem se decida imediatamente, ou ainda, para que decida por determinada profissão. Nesse ambiente a tomada de decisão fica comprometida e fazer uma escolha errada se torna mais fácil.

Especialistas afirmam que muitas dúvidas dos jovens com relação à faculdade e sobre qual curso escolher seriam evitadas se cumprissem o papel de orientá-los; como resultado o jovem precisa buscar outros meios para aprender a construir uma certa autonomia, a evoluir e buscar alternativas.

Segue algumas dicas sobre como fazer a melhor escolha:

1. Ter em mente que vocação não existe

exatamente isso, o jovem precisa saber que vocação não existe. Ninguém nasce para exercer determinada profissão. O que existe são habilidades e talentos que foram mais ou menos desenvolvidos durante a vida, mas tudo pode ser aprendido ou aprimorado. Segundo a psicóloga Dulce Helena Penna Soares, orientadora profissional, “o fato do mundo estar em constante mudança e das profissões estarem cada vez mais mescladas umas com as outras fez com que essa ideia antiga de vocação não seja mais válida”. (Revista Psique, n. 59, p. 51)

Advertisement

2. Melhorar o ambiente

para que a tomada de decisão possa acontecer de modo tranquilo e da forma mais objetiva e clara possível. O jovem deve conversar com seus pais e expor suas dificuldades quanto à escolha da profissão. Deve ser uma conversa franca e o mais honesta possível. Se os pais estiverem pressionando, o jovem deve falar isso. Muitas vezes os pais não percebem que estão prejudicando ao invés de ajudar.

3. Fazer uma lista das áreas de interesses

com o ambiente tranquilo, chega a hora do jovem listar quais são suas áreas de interesse, o que ele se imagina fazendo. Muitos dos nossos hobbies podem se tornar profissões. Uma coisa é imprescindível, a profissão escolhida deve fazer parte dos interesses do jovem.

4. Fazer uma lista das possíveis profissões

usando a técnica do “Brainstorming”, a pessoa lista todas as ideias de profissões que lhe vierem à mente, e depois faz uma comparação com sua lista de interesses e exclui as que não lhe agradam. Dessa forma o jovem terá uma lista com as profissões que possivelmente se encaixam em seu perfil.

5. Fazer uma pesquisa avançada

de posse dessa lista com as profissões que lhe interessam o jovem deve se empenhar em uma pesquisa avançada sobre cada uma dessas profissões; deve buscar informações sobre o mercado de trabalho, possíveis nichos de atuação, faculdades que oferecem o curso correspondente, média de salário e pessoas que são especialistas. Essa pesquisa pode ser feita através da internet, mas para aprofundar ainda mais o ideal seria entrevistar pessoas que atuam na área. Com todas as informações reunidas o jovem forma um portfólio de cada possível profissão.

Com essas dicas o jovem terá maiores condições de escolher qual profissão seguir de forma consciente. Tomar uma decisão nunca é uma tarefa fácil, toda decisão envolve abrir mão de outras opções, mas se o jovem tiver o apoio familiar e um ambiente favorável poderá escolher com melhores chances de sucesso.

Advertisement

É importante salientar que, ainda que a escolha seja feita de forma consciente e em um ambiente favorável, o jovem ainda pode mudar de ideia e escolher outro curso, mesmo após ter começado a faculdade. Nesse caso, os pais precisarão dar apoio e compreender que, assim como o mundo está em constante mudança, as pessoas também mudam.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.