Pânico de falar em público? Preparação é tudo!

Aprenda 8 dicas para preparar-se para um discurso e fazê-lo com calma e tranquilidade.

Renata Finholdt

Quando temos a possibilidade ou necessidade de falar em público o medo e uma certa ansiedade tomam conta de nós, algo bastante natural a propósito. Ficamos com as pernas bambas, com um incômodo abdominal, com medo de gaguejar, passar vergonha, enfim, uma série de sentimentos nos abatem. No entanto, quando estamos bem preparados podemos nos agarrar ao fato de que sabemos sobre o que vamos falar e dedicamos tempo e preparação a isso. Facilita bastante!

Atente para estas 8 dicas ao preparar um discurso:

1. Limite do tempo

Quando for convidado a discursar procure primeiramente conhecer a quantidade de tempo que você terá para isso. Com base nesta informação você poderá pensar na quantidade de ideias para seu discurso.

2. Pesquisa

Com o tema e o tempo em mãos, busque material para seu discurso. Faça buscas na internet, em livros, revistas, converse com pessoas a respeito do assunto, registre histórias que ajudem a ilustrar o assunto. Registre tudo, independente se vai usar ou não, trata-se mesmo de uma “tempestade de ideias”, só depois, com cautela, você irá se decidir sobre que material irá usar.

3. Recorrendo às anotações

Se você com frequência é convidado a discursar, é bom que tenha um caderno dedicado apenas a seus discursos. Ficará mais fácil se mantiver todos eles anotados em um mesmo local. Com o passar do tempo você poderá buscar ideias também nestes discursos mais antigos que você mesmo proferiu.

Advertisement

4. Preparação

Reserve um tempo para a preparação. Sente-se em um local tranquilo e agradável, fique confortável e faça uma oração para que possa buscar a paz necessária para transmitir a mensagem da maneira adequada e com a inspiração certa.

5. Legenda e marcações

Canetas de várias cores também ajudam a marcar o que será dito com suas próprias palavras ou talvez lido. Também ajudam a mostrar o que é imprescindível que seja dito. Use-as em sua folha de discurso, irá ajudar bastante.

6. Prática

Depois de pronto, calcule se o tempo está adequado ao que foi lhe proposto. O ideal é que você treine antecipadamente o que será dito, você poderá fazer isso sozinho na frente de um espelho ou pedir que alguém lhe ouça.

7. Correções

Tenha cuidado com os vícios de linguagem, procure pensar antecipadamente antes de falar. Os vícios são interferências na comunicação. Muitas vezes as pessoas acabam prestando mais atenção em quantas vezes os mesmos são proferidos do que propriamente no tema de seu discurso.

8. Apresentação

Outro cuidado importante é sua postura e gestos. No dia, vista-se de maneira adequada, mantenha uma postura reta e cuide para não exagerar em gestos com as mãos ou corpo. Se possível evite segurar canetas, microfones ou qualquer outra coisa que possa contribuir para que as pessoas que lhe assistem foquem a atenção nestes objetos.

Advertisement

Com todos esses cuidados, respire fundo e fale calmamente. Você está preparado!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.