Decore seu lar: 6 passos para montar um arranjo de flores artificiais

Dê um charme especial ao seu ambiente e economize dinheiro fazendo seu próprio arranjo de flores artificiais. Aprenda como com estes 6 passos.

Erika Strassburger

As vantagens das flores artificiais sobre as naturais são óbvias. Além da durabilidade, elas requerem poucos cuidados e o investimento é único. Você só precisará limpá-las ou lavá-las de tempos em tempos. Além do fato de que é muito chato ver lindas flores naturais se acabando em pouco tempo.

Montar um arranjo de flores artificiais é muito fácil. Em primeiro lugar, escolha bem as flores que serão usadas. Se quiser fazer um arranjo de bom gosto, você deverá investir um pouco na compra de flores de melhor qualidade. Hoje em dia, encontramos flores lindas no mercado, muito parecidas com as naturais.

A escolha do vaso ou cachepot também é importante. Ele deve ser proporcional à altura das plantas e ao volume que você deseja dar ao arranjo.

Para um arranjo de flores em _cachepot_você vai precisar de:

  • Um cachepot da sua preferência (vidro, louça, madeira, barro, porcelana).

    Advertisement
  • 1 pacote de argila.

  • Musgos.

  • Alicate.

  • Flores de sua preferência. Você pode variar nas cores, desde que fiquem harmoniosas.

  • Alguns botões da flor escolhida.

    Advertisement
  • Folhagens.

  • Galhos secos (opcional).

Veja o passo a passo para montá-lo:

1 – Forre o fundo do cachepot com os musgos, arrumando-o como um ninho. Os musgos escondem a argila e impedem que o arranjo fique balançando. Para que cumpra sua função, capriche na quantidade.

2 – Coloque a argila dentro do “ninho”. Preencha os espaços que sobraram em volta com mais musgos.

Advertisement

3 – Se você optou por usar galhos secos, espete o primeiro em um ponto e vá espetando outros de forma que fiquem proporcionais.

4 – Faça o mesmo com as folhagens.

5 – Espete uma flor bem no centro. Vá distribuindo as demais em volta, simetricamente. Corte os cabos, caso necessário, para que não fiquem muito altas (tudo depende do tamanho do arranjo).

6 – Por fim, espete alguns botões aleatoriamente.

Pronto. Você já pode colocar seu arranjo no local previamente escolhido. Agora, veja como fazer um arranjo de flores em vaso. Você vai precisar de:

Advertisement
  • Um vaso de vidro, louça ou outro material de sua preferência.

  • 12 ou mais flores com cabos longos, proporcionais à altura do vaso. A quantidade vai depender da largura vaso, principalmente da boca. Quanto mais larga a boca, mais flores são necessárias.

  • Alicate (se necessário).

Fazer esse arranjo é ainda mais fácil. É só você ir encaixando as flores de forma simétrica. Se você optar por duas ou mais cores, vá intercalando as cores.

Não se esqueça de olhar o arranjo de todos os ângulos para se certificar de que as flores estejam bem distribuídas, principalmente se você pretende colocá-lo em um ponto central, como na mesinha de centro ou na mesa da sala de jantar. Em arranjos de canto, o volume pode ser distribuído em meia-lua, sendo que as costas do arranjo sejam adornadas por galhos e folhagens mais altas, como neste arranjo.

Advertisement

Se você optar por montar um arranjo de flores naturais, substitua a argila por uma espuma floral. É importante mantê-la sempre hidratada para que as plantas durem mais tempo. No vaso, coloque as flores em água limpa, trocando-a a cada um ou dois dias. Neste site, você encontrará mais dicas para fazer suas flores naturais durarem mais.

Um belo arranjo de flores pode trazer um charme especial para qualquer ambiente dentro e fora da casa. Montando seu próprio arranjo, além de economizar bastante, você vai descobrir uma atividade que lhe dará prazer. Você vai gostar tanto do resultado, que vai querer fazer arranjos para a casa toda.

Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.