5 maneiras de estabelecer limites aos filhos

Estabelecer limites para os adolescentes é necessário para que cresçam aprendendo a viver desde cedo. Dicas para os pais estabelecerem limites que educarão com amor.

13,667 views   |   26 shares
  • Quando os filhos são pequenos, colocamos algumas regras que parecem funcionar com determinadas consequências. É claro que, quando os filhos crescem, precisamos ser flexíveis.

  • A adolescência é o período onde o jovem tenta se libertar da criança e tornar-se um adulto, e muitas vezes ele pode experimentar a liberdade com a oportunidade que aparece à sua frente, e algumas vezes pode acontecer de fazerem essa transição de forma ilógica e através de um comportamento destrutivo.

  • O que os pais podem fazer para estabelecer limites compatíveis:

  • 1. Formando a identidade

  • Os pais precisam lembrar que os adolescentes estão formando sua identidade. Para isso, eles precisam de confiança, responsabilidade e independência. Eles precisam errar para aprender, independente da proteção dos pais. Isso não significa que não devam ter supervisão alguma e possam fazer tudo o que quiser. Não permita comportamentos perigosos ou ilegais.

  • 2. Deixe-o escolher entre opções corretas

  • Desde que não envolva algo que o machuque, deixe-o fazer quantas escolhas puder. Estabeleça prioridades, e seja flexível. Dê duas opções por exemplo. Se ele quiser cortar o cabelo ou pintar de uma determinada cor, tenha em mente que essa é uma das maneiras de se expressar, e ainda é melhor que o uso de drogas, por exemplo. Quanto mais você concordar e se envolver, mais rápido ele se esquecerá da ideia. Se for contra e brigar, estará puxando-o ainda mais àquele comportamento.

  • 3. Defina expectativas, regras e limites

  • Estabeleça consequências para determinados comportamentos e escolhas. Deixe-o escolher pois esse é o melhor meio de aprender, com as próprias experiências. Mas deixe-o saber das consequências que tais escolhas podem acarretar. Exemplo, se ele quiser faltar da escola no aniversário dele, deixe claro que isso trará trabalho de casa acumulado, ele perderá explicações e as notas poderão cair e, ele terá que recuperá-las e correr atrás do que perdeu. Converse com ele para saber o motivo exato de querer tal coisa e ouça o que ele tem a dizer. Depois apresente as consequências e a visão de futuro, e deixe-o escolher.

  • 4. Não tente controlá-lo

  • Quanto mais tentar controlar seu adolescente, pior será, mais ele escorregará pelos dedos, mais ele tentará encontrar independência sem se preocupar muito qual jeito o fará, mesmo de forma negativa.

  • Advertisement
  • 5. Não o abandone

  • Esteja sempre presente. Deixar ele fazer o que quer, mesmo envolver-se em comportamento perigoso, também vai fazer com que ele se infiltre nessa vida ainda mais, querendo chamar uma atenção que no fundo ele precisa, mas não sabe que tem.

  • Existe um círculo vicioso que todos temos que tomar cuidado. Quando nosso adolescente comete um pequeno erro, colocamos mais restrições à sua independência, confiamos menos. Consequentemente eles se tornam ainda mais rebeldes. O segredo é começar a educar desde pequeno, com amor e disciplina balanceados para que ele possa entender as vantagens de tomar decisões corretas.

  • Dê-lhe liberdade supervisionada e eles farão melhores escolhas. Talvez seja difícil de acreditar, mas a liberdade associada às responsabilidades, à vida familiar satisfatória, aos pais presentes, ativos e carinhosos, às oportunidades de se desenvolverem e aplicarem o que querem para suas vidas, trará consequências boas, e na maioria das vezes, crescimento real e direcionado.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

5 maneiras de estabelecer limites aos filhos

Estabelecer limites para os adolescentes é necessário para que cresçam aprendendo a viver desde cedo. Dicas para os pais estabelecerem limites que educarão com amor.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr