6 formas de superar a perda de um animal de estimação

Os bichinhos de estimação trazem tanta alegria que sua partida deixa a vida mais triste.

Renata Finholdt

Os animaizinhos de estimação fazem parte da família, eles recebem carinho e todo o cuidado como se fossem uma criança que acabamos de adotar. Em troca eles nos dão muito carinho e demonstram isso diariamente, mesmo quando lhes chamamos a atenção por algo que fizeram errado.

Animais de estimação são uma grande companhia, nos ouvem quando ninguém mais está por perto, nos consolam quando se encostam bem quietinhos ao nosso lado, sentem quando estamos tristes ou aflitos e ainda por cima nos recebem em casa sempre com muito carinho e alegria.

Quando eles se vão a dor é imensa, sentimos sua falta pela casa e nossa vida fica mais triste. Lidar com isso algumas vezes é um sério problema, principalmente no caso das crianças pequenas que se apegam demais aos bichinhos.

Sempre é muito triste, mas é possível guardá-los na lembrança e no coração sem aquela imensa tristeza assoladora.

1. Despeça-se de seu animalzinho

. Muitas pessoas acham que não aguentarão passar por isso, mas depois se arrependem por não ter se mostrado presente ao lado de seu grande amigo até o último momento. Então procure estar na companhia dele até o momento final.

Advertisement

2. Permita-se chorar

. Afinal foram anos de amizade e muito amor entre vocês. Chore o quanto tiver vontade, não bloqueie este sentimento, pois ele poderá lhe fazer mal mais adiante.

3. Alegre outro bichinho

. Se possível lave todas as roupinhas e pertences do seu bichinho e doe a outro animalzinho. Esses objetos lhe trarão lembranças e poderão ser muito úteis para deixar um outro bichinho bem alegre.

4. Adote

. Quando sentir-se fortalecido novamente e se tiver vontade adote outro animalzinho. Muitas pessoas inclusive optam por animais semelhantes ao anterior para sentirem-se mais próximas ao bichinho que partiu, mas o importante é que você tenha consciência desta decisão e só depois parta para a adoção. Procure escolher o animalzinho que mais se identifica com você.

5. Amor e cuidados

. Não espere que seu próximo amigo tenha as mesmas atitudes do amigo que partiu. Eles são diferentes, mas todos precisam de seu amor e cuidados.

6. Ensine as crianças

. Se tiver crianças, a partida do animalzinho pode ser uma forma de ensinar a elas sobre a natureza da vida e mostrar-lhes carinhosamente que ele também é uma criação do Senhor.

Advertisement

Bichinhos de estimação fazem um bem imenso ao coração de seus donos, eles são fontes inesgotáveis de carinho e têm muito a nos ensinar. Perdê-los é um dos momentos difíceis da vida, mas nesses momentos de dor, lembre-se dos grandes e bons momentos que passaram juntinhos, um alegrando a vida do outro e guarde isso sempre em seu coração.

A vida é feita de momentos!

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.