3 princípios para evitar problemas em seu casamento

Se há alguma certeza em um casamento é que sempre vamos ter problemas. Os problemas fazem parte quase que diariamente de nossas vidas como cônjuges. A Bíblia marca três princípios a ter em mente.

Arelly Vela Catzín

Sejam pequenos ou grandes, os problemas estão lá, esperando o melhor ou, por que não, o pior momento de nossa vida para entrar em cena. Fazem parte quase que diariamente de nossas vidas como cônjuges. Que casal não discute nunca sobre suas diferenças? Que marido, pai de família, não tem preocupações no trabalho? Que esposa, mãe de família, não labuta com tarefas de casa ou com um filho doente? Que filho não passa por diferentes etapas em seu desenvolvimento que, se você não souber como enfrentá-los, podem se tornar um caos?

Pense, então, o que você faz para dar tudo certo em seu casamento em meio a todos os seus problemas? Como você pode manter a harmonia em sua família apesar das circunstâncias adversas? Talvez você tenha uma estratégia, ou talvez não. Talvez você nunca tenha pensado nisso, ou talvez sim. Talvez você pense que está tudo sob controle, ou talvez que tudo está fora de controle. Qualquer que seja sua perspectiva, a Bíblia define três princípios a ter em mente e botar em prática para sair vitoriosos desses momentos nada agradáveis. Se você meditar sobre cada um deles, você irá perceber que não são tão difíceis de colocar em prática; você também descobrirá que podem trazer resultados diferentes e melhores do que os que tenha obtido até agora.

Aprenda a ver Deus mesmo nos momentos mais difíceis

O salmista Davi dizia: “Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido” (Atos 2:25). Davi foi um personagem com muitos problemas, como qualquer um de nós, mas ele deu a volta por cima mesmo com esses problemas, porque sabia que Deus sempre estava lá, está perto de você e de mim. Você que não o percebe quando deixa os problemas lhe oprimirem. Ter Deus sempre presente fará com que você mantenha a fé acima de todas essas coisas que fazem seu coração despedaçar e sua alma desmanchar. É claro que a fé não faz com que as coisas difíceis se tornem mais fáceis, mas ela faz com que as coisas difíceis se tornem possíveis.

Aprenda a ser feliz e a pensar em tudo de bom

Um provérbio muito sábio diz: “Coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos” (Provérbios 17:22). E Filipenses 4:8 diz: “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. O tipo de pensamento que você tem determina o que você diz e faz. Se seus problemas lhe oprimem e você deixa que eles o encham de pensamentos negativos, você não verá uma solução mesmo que esteja na sua frente e sejam simples de resolver; vão ensurdecê-lo e cegá-lo e se você os deixar prosseguir vão lhe afundar no desespero e na ruína. Por outro lado, os pensamentos positivos reduzem a frustração e o desânimo. Seus sentimentos alinhados com esses pensamentos positivos geram um coração feliz, mesmo que as circunstâncias o queiram afligir e roubar-lhe a paz. Um coração feliz faz você ver os problemas menores e mais simples de resolver, e são como trampolins para superar obstáculos e alcançar seus objetivos mais rapidamente.

Aprenda a despojar-se de suas preocupações e colocá-las nas mãos de Deus

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus” (Filipenses 4:6), disse o apóstolo Paulo a um povo afligido. Existem coisas que você não entende e que acabam escapando de suas mãos em algum momento, tanto no trabalho como no lar, ou no relacionamento com seu cônjuge ou filhos. Todos podemos nos preocupar em algum momento, e isso não é errado, mas também podemos ter a paz que Deus nos dá, e descansar Nele. O que você precisa fazer é ter uma hora do dia para meditar e descarregar suas preocupações e problemas em Sua presença. Então você se sentirá melhor e mais confiante para encontrar uma solução eficaz.

Advertisement

Para finalizar, aprenda que cada problema, se você jogar limpo e da maneira correta, é uma oportunidade de ser melhor, de crescer, amadurecer e se alegrar na certeza de que nada pode derrotá-lo. Não tenha medo de problemas, enfrente-os seguindo esses princípios.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 3 Principios para evitar problemas en tu matrimonio, de Arelly Vela Catzín.

Toma un momento para compartir ...

Arelly Vela Catzín

Arelly Vela es Maestra en Ciencias Químicas, graduada en la Facultad de Química de la UADY. Es madre de 2 niñas y consejera de matrimonios.