Como viver uma vida conjugal feliz

Um casamento feliz não acontece só porque você disse o "sim". É preciso esforço de marido e mulher para que ele funcione. Aqui estão seis dicas para ajudar a tornar o relacionamento mais gratificante.

7,468 views   |   27 shares
  • No mundo dos negócios, as empresas são tão bem-sucedidas quanto seus líderes. Se uma empresa tem um líder ineficiente, é ineficaz. Tomemos o exemplo da Continental Airlines. Foi considerada a pior grande companhia aérea dos Estados Unidos no final da década de 1980. No entanto, em 1994, contrataram Gordon Bethune como Presidente, e até o ano 2000 a Continental se tornou a melhor companhia aérea daquele país.

  • Essa reviravolta aconteceu por causa da liderança. Da mesma forma as famílias são tão bem-sucedidas quanto seus líderes. Como pais, conduzimos nossas famílias. Não podemos demitir filhos, mas podemos ter certeza de que estamos agindo bem na direção de todos.

  • Um casamento feliz não acontece só porque você disse "sim". Na verdade é preciso esforço de ambos, marido e mulher para fazê-lo funcionar. No entanto, com algum trabalho e muita compreensão, ele pode ser o relacionamento mais gratificante de suas vidas. Por onde começar? No vasto mar de conselhos de relacionamento, pode ser difícil saber quais são os pontos mais importantes. Vamos compartilhar apenas cinco coisas que consideramos muito importante em nosso casamento.

  • Coloque o outro em primeiro lugar

  • Não atrás de você. Não atrás de seus filhos. Especialmente não atrás de seus pais. Isso começa com pôr de lado ou reduzir algumas atividades que vocês tinham muito tempo para se dedicar a elas antes de se casarem, como filmes, esportes, passar tempo com amigos em vez de seu cônjuge, e videogame. Sabemos que pode parecer difícil, mas rapidamente torna-se como uma segunda natureza e é cada vez mais agradável. Claro, nós ainda desfrutamos de algumas atividades individuais, e é saudável fazê-lo. No entanto, nunca coloque o outro em segundo plano. Uma pequena coisa que fazemos nesta área é sempre que estamos compartilhando algo saboroso, damos ao outro a primeira mordida, as melhores mordidas, e a última mordida. É uma maneira fácil de mostrar ao seu par que você se preocupa com a felicidade e prazer dele, mais do que o com seu próprio.

  • Deem-se o benefício da dúvida

  • Isto pode ser muito difícil. O seu cônjuge é alguém que o ama, honra e cuida mais do que qualquer outra pessoa. Como tal, também pode ser a pessoa que o fere mais profundamente. Isto é natural e esperado. Ao mesmo tempo, por causa desse vínculo, o casal tende a pintar um ao outro com as piores cores. Presumir antecipadamente e dizer coisas como: "Você ficou com raiva de mim por chegar tarde em casa?", "Você deve estar tentando me machucar", "Você não me recebeu bem quando cheguei em casa", "Estou profundamente ferido!". Em vez de partir imediatamente para o pior, pergunte a si mesmo se você iria ferir o seu cônjuge se fizesse a mesma coisa. Em seguida releve.

  • Advertisement
  • Ouça

  • Homens, isso é especialmente dirigido a vocês. As mulheres realmente querem que vocês as ouçam. Não estamos dizendo para prestar atenção ao que sua esposa está falando enquanto você está ocupado assistindo futebol e não ouve absolutamente nada. Apenas ouça-a. Pare o que você está fazendo, olhe para ela, e escute o que ela está dizendo. Escute atentamente para poder dar a ela um feedbacke mostrar que entendeu o que ela está falando. Ela não quer que você resolva seus problemas (na verdade, ela provavelmente preferiria que você não o fizesse), ela só quer saber que você se importa e ajudará se necessário.

  • Passem algum tempo a sós

  • Muitas vezes é fácil cair na rotina quando as crianças, amigos e meios de comunicação se tornam seus companheiros constantes. Desligue a TV, o computador, o celular. Fujam de tudo e se reconectem um ao outro. Nós gostamos de fazer uma viagem juntos para longe a cada ano, mesmo que seja apenas por uma noite ou duas.

  • Nunca, nunca, nunca fale mal de seu cônjuge ou reclame sobre ele para outros

  • Para ninguém. As mulheres são na maioria das vezes as que mais fazem isso, mas os homens fazem também. Isso pode causar muito dano a um casamento. Muitas vezes você pode pensar nisso como "desabafo", ou pode fazê-lo porque os outros fazem e você quer um pouco de simpatia de alguma forma. Isto é especialmente importante quando se trata de seus pais ou outros membros da família. Queira ou não, se o seu cônjuge não está ouvindo o que você diz, é doloroso e desleal. Se estiverem tendo problemas em seu casamento, discuta-os um com o outro, com um conselheiro, ou os dois podem buscar aconselhamento com alguém em caso de necessidade (o melhor amigo do casal, talvez), mas, mesmo assim, cuidado com o que você diz e como diz. A lealdade é muito importante e a confiança, uma vez perdida, pode ser difícil de recuperar.

  • Perdoe

  • Há um livro absolutamente incrível sobre o perdão incondicional chamado: INcondicional? - O chamado de Jesus para o perdão radical de Brian Zahnd. No livro ele fala sobre como nós enquanto cristãos somos chamados a perdoar e acabar com os ciclos de vingança. Ele afirma: "O perdão não é um sentimento. O perdão é uma escolha." Como mencionado acima, aqueles que amamos têm o maior poder de nos machucar, intencionalmente ou não, e também devido ao fato que pelo casamento estamos um com o outro no dia a dia, e aquilo que dói vai se somando rapidamente. Se começarmos a tomar notas mentais, constantemente lembrando um ao outro das coisas feitas e não feitas, trazendo de volta falhas do passado, não estamos seguindo o mandamento de perdoar e assim podemos destruir nossos casamentos. O perdão não é fácil. Não é barato. É caro e é difícil, mas se quisermos realmente ser bem-sucedidos, não só em nosso casamento, mas na vida, podemos buscar nosso Salvador e Ele pode ajudar-nos a perdoar nossos cônjuges e remover o câncer da amargura, raiva e vingança.

  • Advertisement
  • Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa Metzger do original How to live a happy married life, de Beau Sorensen.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Beau Sorensen é o COO da First Choice Home Health & Hospice, uma compania médica em Orem, UT.

Como viver uma vida conjugal feliz

Um casamento feliz não acontece só porque você disse o "sim". É preciso esforço de marido e mulher para que ele funcione. Aqui estão seis dicas para ajudar a tornar o relacionamento mais gratificante.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr