Planejando uma pescaria com os filhos

Qual é o valor a ser ensinado ao levar o seu filho para pescar com você?

Izabel Torquato

Hoje em dia está cada vez mais escasso realizar pescaria saudável, pois a poluição e falta de cuidados com os rios e mares nos deixam sem opção de ter peixes saudáveis para alimentação.

Alguns pescadores profissionais vão até a Amazônia ou Pantanal realizar pescarias e até mesmo lá se nota dificuldade em encontrar algumas espécies.

Bem, não precisamos ir até a Amazônia se vivemos longe dela, existem boas opções de Pesque-pague. Para isso podemos nos programar:

Planejamento

escolha uma data e horários que todos da família possam e queiram participar.

Segurança

é importante escolher um local que seja agradável e seguro. Muitos pesqueiros, além de pescaria possuem outras diversões, afinal não imaginamos que um adolescente irá ficar o dia inteiro pescando. Existem muitos lugares de pescaria que possuem um local também destinado ao lazer com piscinas, churrasqueiras, campo de futebol, etc.

Advertisement

Orçamento

verificar quanto sairá não somente o local de pescar, bem como a área de lazer que em sua maioria possuem preços bem atrativos. Nem sempre esses locais disponibilizam lanches e bebidas para todos, por isso é melhor prevenir. Existem caixas de isopor que podem ser levadas dentro de bolsas onde podem ser armazenados os frios, lanches, bebidas e gelo.

Lista de coisas a levar

é importante ter uma lista, pois geralmente as pescarias são em locais afastados.

Geralmente no local da pescaria existem churrasqueiras ou pode-se levar lanches e bebidas em recipientes que conservem a temperatura. A família pode pescar e quando se sentir cansado ou com calor poder usar as piscinas, quando sentirem fome e sede podem retornar ao local da pescaria e se alimentar. Dessa forma todos poderão ter um dia agradável. É importante preparar alimentos que todos apreciem e também levar frutas, pois são leves e para quem usará piscina é importante ter certos cuidados para não ter uma congestão.

O mais importante não é o peixe pescado e sim um filho, pai e familiares que possam estar juntos vivendo um momento único, alegre e feliz para poderem ter mais harmonia, amizade e fazer com que a atividade seja mais um momento para criar laços e não distância entre todos.

Aproveite a oportunidade para ensinar a conservação do meio ambiente aos filhos, buscando material como filmes, históricos de pescarias tradicionais de quando os rios e peixes não sofriam com a poluição para que os filhos possam compreender o quanto estamos destruindo a natureza e que podemos mudar, cuidando dos rios, fazendo uso correto do destino do lixo doméstico e industrial e apoiando a reciclagem. Nisso consiste o verdadeiro sentido da pescaria que é resgatar valores.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Izabel Torquato

Izabel Torquato é graduada em Comércio Exterior e Processamento de Dados pela UFPR- CEFET e mora em Curitiba, Paraná.