Quem veste as calças na sua casa? Como dividir as responsabilidades no casamento

Para que um casamento e um lar funcionem, ambos precisam ter o mesmo nível de autoridade. As opiniões e desejos dos dois devem ser levados em conta igualmente.

4,970 views   |   3 shares
  • Quando me perguntam: "Quem veste as calças em casa?", para mim é muito fácil responder: cada um veste uma perna, mesmo que isso gere um certo questionamento. O verdadeiro ponto é: a relação do casal é uma relação de poder, controle ou de responsabilidade pela conduta dos membros da família? Se for para ver quem manda, alguém, ou os dois, devem mudar, pois em longo prazo esse relacionamento irá desmoronar ou acabar em pura e simples violência.

  • Mas se for sobre a responsabilidade na direção, no meu caso, eu não gostaria de ser a pessoa que carrega toda a responsabilidade de tomar decisões. E também não gostaria que fosse meu marido. Para que um casamento e um lar funcionem, ambos devem ter o mesmo nível de autoridade. As opiniões e desejos dos dois devem ser levados em conta igualmente. Não é algo fácil devido às crianças que foram criadas "à moda antiga", com um modelo patriarcal: o homem manda e a mulher obedece. Hoje em dia, cada vez mais os casais se sentam, conversam e chegam a uma decisão. Eles fazem isso com respeito e com a firme convicção de que os dois têm o direito de expressar suas opiniões e de tomar decisões no lar.

  • É realmente maravilhoso poder ter o mesmo nível tanto na opinião quanto na responsabilidade. Isso faz com que você tenha a certeza de que não lhe ignoram, mas lhe tratam com amor e respeito ao valorizar seus argumentos; saber que se você disser não e der razões válidas, seu marido ou esposa o respeitará. Um não está abaixo do outro, ambos estão de mãos dadas no mesmo nível seguindo o caminho da vida. Entre as vantagens de ter o mesmo nível de autoridade estão as seguintes:

    1. Tomar decisões cabe aos dois, o que os livra do estresse de um só ter a responsabilidade.

    2. Ambos se sentem valorizados.

    3. Incentiva a comunicação.

    4. O amor cresce e se aprofunda, pois se sua opinião, gostos e desejos são valorizados, você sente mais amor por essa pessoa.

    5. A autoestima e amor-próprio crescem.

    6. É um bom exemplo para os filhos sobre compartilhar as responsabilidades.

    7. Os filhos os veem conversar ao invés de brigar ao tomar uma decisão.

    8. Ensina as filhas que elas também têm palavra e voto em um relacionamento.

    9. Educa os meninos a respeitarem as mulheres e eles farão o mesmo em seu casamento.

  • Se você tiver problemas com seu marido ou sua esposa por não ter o mesmo nível de responsabilidade eu lhe aconselho a fazer o seguinte:

  • Advertisement
    1. Em primeiro lugar converse e expresse claramente o que está sentindo. Pode ser que seu cônjuge nem perceba que está fazendo algo errado. Tenham uma conversa sincera e aberta onde ambos expressem suas opiniões.

    2. Se depois de conversar ele(a) não quiser entender, não brigue, pois isso só irá piorar a situação. Procurem livros e artigos que falem sobre esse assunto e suas vantagens. Inclusive podem procurar ajuda com conselheiros de casais.

    3. Pratiquem com coisas pequenas, como por exemplo, decidir se vão comprar um cachorro ou não. Sentem-se e meditem juntos sobre o assunto.

    4. É importante aprender a ceder. A maturidade nos faz ver que nem sempre se pode ganhar ou que não se trata de ganhar, mas do que é melhor para a família. Se estiverem debatendo sobre um tema e um disser que sim e o outro disser não, vocês deveriam fazer o que a pessoa que tiver os melhores argumentos sugeriu.

  • Um homem não é menos homem por dar responsabilidades à sua esposa e fazer o que ela sugere. Pelo contrário, isso mostra que você está confiante de si mesmo e que você se importa e ama sua esposa. Também demonstra maturidade e humildade. É melhor sentir que ambos estão construindo o lar e que se baseiam no amor e respeito. A base de um bom relacionamento é o respeito e o valor que você dá à pessoa amada.

  • Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original Cómo compartir las responsabilidads en el matrimonio.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Francia formou-se na Universidade de Utah em Comunicações e Periódicos, além de possuir licenciatura em Artes Visuais. É casada e tem um filho.

Quem veste as calças na sua casa? Como dividir as responsabilidades no casamento

Para que um casamento e um lar funcionem, ambos precisam ter o mesmo nível de autoridade. As opiniões e desejos dos dois devem ser levados em conta igualmente.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr