5 dicas para criar o gosto pela leitura

Comédia, romance, suspense, drama? Qual seu estilo favorito de literatura? Ache o seu e entre agora mesmo neste mundo fantástico da literatura.

Renata Finholdt

Os livros são, sem dúvida alguma, fonte de conhecimento e muita diversão. Eles podem nos levar a inúmeras histórias e quando mal percebemos estamos torcendo para que o mistério seja rapidamente revelado, ou para que o casal apaixonado termine junto e feliz.

Os livros têm realmente esse poder. No entanto, há pessoas que não têm gosto pela leitura, apesar de reconhecerem nela uma grande fonte cultural. Mudar isso é possível, mas antes de mais nada é preciso ter o desejo de mudança. Se você apenas começar a entrar neste mundo fantástico ficará fascinada e dificilmente irá perder o hábito de ler.

1. Comece pensando em quais temas chamam mais a sua atenção. Romance, suspense, drama, terror, comédia, documentários? Com essa resposta em mente você já pode pensar em um segundo passo.

2. Visite uma livraria, sem pressa. Dê uma olhada nos inúmeros títulos que estão disponíveis dentro do tema que você já escolheu. Selecione alguns livros e procure tranquilamente ler a sinopse. Hoje em dia as livrarias oferecem até mesmo um espaço para que seus leitores possam desfrutar de um pequeno momento de leitura em seu interior. Essa é uma oportunidade fantástica de conhecer mais sobre alguns títulos antes de levá-los para casa.

3. Depois de ler as sinopses, opte por um livro que tenha chamado sua atenção, mas muito cuidado com o número de páginas do mesmo, não comece com um livro muito grosso, pois você poderá desanimar pelo volume, já que os livros mais grossos demoram mais para serem totalmente lidos.

4. Depois de comprar o seu livro, determine um cantinho para que você possa ler tranquilamente. Pense também em um horário mais apropriado para que você não tenha que parar a leitura para fazer alguma outra tarefa. Um momento muito oportuno é antes de dormir, já aconchegada na cama você pode começar a ler, esse hábito inclusive é bastante recomendado para acalmar e trazer o sono.

5. Leia um pouco todos os dias, assim você não esquecerá a história e tornará a leitura um hábito em sua vida.

Algumas histórias demoram mais para entrar em um ritmo pelo qual você tenha mais vontade de ler para saber o que acontece. Se você tem um amigo leitor uma boa dica é questioná-lo sobre qual título, na opinião dele, você poderia começar sua nova meta de leitura.

Quando terminar seu primeiro livro pense no próximo e faça disso um bom hábito. As pessoas que leem mais agregam muito mais vocabulário em seu dia a dia e têm a criatividade muito mais estimulada. Pense nisso!

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.