6 dicas para evitar o hábito de julgar pela aparência

Lembrar-se de que aos olhos do Senhor somos todos irmãos e que Ele nos ensina a amarmos uns aos outros pode ser uma boa maneira de começar a evitar julgamentos.

10,813 views   |   31 shares
  • Infelizmente o hábito de julgar as pessoas pela aparência ainda existe e é transmitido de geração a geração através dos exemplos. Esse mau hábito precisa definitivamente acabar. As pessoas não podem e nem devem ser julgadas pela roupa que usam, pelas palavras que falam ou pelo local onde moram, é preciso muito mais que isso para conhecer profundamente uma pessoa.

  • Se você ou alguém conhecido tem essa tendência, é preciso tomar uma atitude e rapidamente mudar, pense nas seguintes dicas:

    1. Cada pessoa é única. Junto de cada ser humano que existe neste planeta há uma bagagem de histórias e aprendizado que é impossível ser descoberto em apenas alguns olhares. As pessoas carregam consigo uma história de vida única e isso precisa ser respeitado.

    2. Da próxima vez que sentir essa tendência dentro de si, pare e pense antes nas palavras que irá expor, ou até mesmo pense melhor sobre o que está pensando em relação à outra pessoa. Pensar antes de falar ou agir é uma atitude realmente importante e ajuda a evitar uma série de possíveis enganos.

    3. Tente se colocar no lugar do outro. Há problemas na vida de todos e na grande maioria das vezes as pessoas procuram resolvê-los de forma tranquila sem deixar-se abater, no entanto, algumas pessoas acabam por deixarem-se influenciar pelos problemas e passam a ter atitudes que podem ser consideradas "estranhas" aos olhos dos outros. Quando usamos de empatia com o próximo aprendemos a amá-lo mais facilmente e respeitar suas limitações e sua história de vida. Isso tudo gera crescimento e amadurecimento.

    4. Ao invés de julgar e criticar ofereça ajuda com o que puder. Muitas vezes essa ajuda pode ser uma simples conversa ou até mesmo um breve sorriso. Dê atenção às pessoas a sua volta e não críticas. Cuide mais da sua própria história, ela se tornará mais feliz se usar o tempo para ajudar ao próximo.

    5. Lembre-se que aos olhos do Senhor somos todos iguais. Somos Seus filhos e Ele nos ama, fomos criados a Sua imagem e semelhança. Será que Ele se alegra quando tratamos com indiferença ou superioridade um de nossos irmãos?

    6. Quando um pensamento ruim sobre outra pessoa vier à mente tente se lembrar de um exercício e procurar nesta mesma pessoa algumas qualidades e fale-as para você mesmo primeiramente. Depois tome a coragem de dizer a pessoa em um momento oportuno. Isso o ajudará muito a ver as qualidades nas pessoas ao invés de julgá-las.

  • A vida traz muitos aprendizados. Selecionar os sentimentos e aprender com eles é um dos aprendizados que torna a vida muito mais feliz.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Clique abaixo para compartilhar

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.

6 dicas para evitar o hábito de julgar pela aparência

Lembrar-se de que aos olhos do Senhor somos todos irmãos e que Ele nos ensina a amarmos uns aos outros pode ser uma boa maneira de começar a evitar julgamentos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr