15 utilidades para o bicarbonato de sódio

Descubra as maravilhas que você pode realizar com um simples bicarbonato de sódio.

Amanda Zago

Todos os dias nos deparamos com diversas situações onde precisamos realizar alguma espécie de trabalho e acho bastante interessante o fato de que quanto mais conhecimento adquirimos, mais fácil se torna nosso viver do dia a dia. É mais interessante ainda quando utilizamos de meios simples e totalmente convencionais para realizarmos essas diversas tarefas, quando criamos meios alternativos para substituir produtos industrializados e recursos que talvez fossem nos custar muito para conseguirmos.

Mas por que estamos citando isso? É porque hoje iremos lhes ensinar a usar com inteligência um produto muito simples que é encontrado na cozinha de nossas casas e que não custa muito para ser obtido, que é o bicarbonato de sódio! A título de conhecimento, é bom saber que o bicarbonato de sódio é um composto químico de cor branca que é muito eficaz em neutralizar ácidos e pode ser usado juntamente com os detergentes, por ser uma substância alcalina, isto é, uma substância com o ph (potencial de hidrogênio) maior que 7 a 25°. Mas voltando ao assunto deste artigo, iremos lhes ensinar 15 utilidades básicas que podem ser feitas em casa com esta poderosa substância:

1. Limpeza e higiene pessoal

Sim! O bicarbonato de sódio pode ser usado para isso, pois ele ajuda a remover a pele morta e pequenas sujeiras que ficam dentro de nossos poros. Para utilizá-lo, basta misturar um pouco de bicarbonato com água, misturar até formar textura cremosa e aplicar sobre a pele. Pode ser misturado com um pouco de creme para pele e água que também surtirá o mesmo efeito.

2. Deixe suas camisas mais branquinhas

Mas como? Ao lavar a roupa, despeje um pouco de bicarbonato junto ao sabão, deixe-as de molho por alguns minutos e coloque para lavar. Você descobrirá que suas roupas sairão mais limpas do que nunca e que o cloro não será mais necessário.

3. Transforme seus vegetais em comidas mais verdinhas e saborosas

O bicarbonato não só ajuda a remover o agrotóxico das hortaliças, legumes e verduras, como também deixa a aparência delas mais agradável e apetitosa. Para isto, coloque os vegetais em uma bacia com água, acrescente uma colher de bicarbonato de sódio e deixe-os ali por 45 minutos – isso anula os efeitos prejudiciais do agrotóxico. Para torná-los mais apetitosos, quando for cozinhá-los, acrescente uma colher de bicarbonato na água fervente e verá que eles continuarão verdinhos, como se não tivessem ido para a panela.

Advertisement

4. Retire manchas e mau cheiro de carpetes e tapetes

Para isto, misture bicarbonato ao álcool, aplique sobre o tapete/carpete e enxágue. Repita a operação, se necessário, e verá que o tapete ficará com uma aparência bem melhor.

5. Deixe seus dentes mais branquinhos e livre-se das cáries

Para isto, basta misturar uma pitada de bicarbonato ao creme dental e terá dentes mais branquinhos. Pode ser usado como enxaguante bucal, e para isto é só realizar gargarejos com água e uma colher de bicarbonato de sódio após a escovação dos dentes.

6. Livre-se rapidamente das gorduras

É simples e prático, basta adicionar um pouco de bicarbonato ao detergente e passar sobre superfícies engorduradas que terá ótimos resultados.

7. Retire o odor ruim das mãos

Geralmente ficamos com as mãos malcheirosas após descascar alhos e cebolas ou manusear peixes e alimentos característicos. Para livrar-se do mau cheiro, esfregue repetidas vezes as mãos com um pouco de bicarbonato e boa parte do odor desaparecerá.

8. Deixe suas unhas mais bonitas

Retirar as cutículas e o esmalte será mais fácil depois de se conhecer o bicarbonato. É só deixá-las um pouco de molho numa solução de água com bicarbonato e estará pronta para o resto do trabalho.

Advertisement

9. Alivie queimaduras leves

Para isto, basta adicionar duas colheres de bicarbonato a um copo de água gelada, depois colocar um pouco da solução sobre uma gaze e aplicar na queimadura. Repita o processo até o local parar de arder.

10. Deixe o frango empanado mais crocante

Misture duas colheres de bicarbonato à farinha, empane o frango e frite. Não exagere na quantidade de bicarbonato, pois o frango poderá ficar duro demais.

11. Acabe com o mau cheiro dos sapatos

Depois de chegar da escola ou trabalho seus sapatos cheiram a queijo azedo? Acabe com isso colocando um pouco de bicarbonato no tênis e deixando o calçado descansar por 12 horas; então retire o bicarbonato de dentro do sapato e use-os à vontade!

12. Deixe suas panelas e pratos mais limpos

Na pia, quando for deixar a louça de molho, acrescente um pouco de bicarbonato à água e depois lave com água e sabão. Suas louças estarão sempre brilhando.

13. Trate de assaduras

Seus filhinhos costumam ter assaduras? Diminua os efeitos delas, colocando numa banheira ou bacia água morna e um pouco de bicarbonato e banhando seu(s) filho(s) nesta solução. Procure um médico caso os efeitos da assadura continuem.

Advertisement

14. Retire o mofo de sua casa

Basta misturar um pouco de bicarbonato à água e borrifar pela casa. Os efeitos do mofo diminuirão.

15. Transforme suas receitas em algo mais delicioso

Misture uma colher de bicarbonato na massa de bolo, biscoitos ou até mesmo no omelete e terá um alimento mais fofinho e delicioso para apreciar.

É claro que existem inúmeras utilidades a mais para o bicarbonato de sódio, talvez até algumas utilidades presentemente desconhecidas, por isso pesquise sempre e inove, deixe que o criar desperte em você e depois compartilhe com seus familiares e amigos as novas descobertas que fizer, e garanto que transformará a vida de muitos mais agradável e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Amanda Zago

Amanda é estudante de música, escreve histórias de aventura, poemas e canções. É membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias e acredita que o conhecimento enriquece a alma.