10 passos essenciais para ser uma esposa melhor

Dizem que os filhos não vêm com manual de instruções, tampouco os maridos. Conhecer seu marido profundamente é o melhor caminho para ser uma ótima esposa para ele.

Stael Ferreira Pedrosa

Marido e mulher são os únicos responsáveis por buscar a felicidade no casamento. Um dos segredos é sair da armadilha de pensar que o seu par tem a responsabilidade de fazê-lo feliz. Outro é pensar que se não der certo o divórcio está aí para isso mesmo. Entrar no casamento pensando dessa maneira é certamente o caminho para o divórcio.

Assumir que cada um é responsável por sua felicidade implica em busca e em trabalho. Enquanto o foco estiver no outro, no apontar do dedo, a felicidade continuará a acenar do horizonte e não fará parte do cenário de sua vida.

Como mulheres, temos o dom de manter nossos maridos próximos a nós. Podemos exercer esse poder sendo pessoas agradáveis e de fácil convivência, através do conhecimento do nosso cônjuge e dos princípios destacados:

1. Respeito

O respeito, amor e amizade são os pilares do casamento feliz. Respeite seu marido. Trate-o como seu amigo mais querido. Não grite com ele nem o chantageie, principalmente usando o sexo para tal. Não o trate como criança e não o mande sair de sua própria cama porque você está irritada com ele. Quando a esposa respeita seu marido e o trata como o homem que ele deveria ser, ele tende a se tornar esse homem e fica cada vez mais próximo dela e voltado ao lar. Respeite-o ainda que ele não mereça.

2. Perdão

Todos erram e seu marido não é a exceção. Perdoe seus erros e deslizes. Isso não significa aceitar maus-tratos, desonestidade ou traições repetidamente. Mas, se o seu marido erra e se arrepende, promete não mais cometer aquele erro, perdoe-o e não use isso para mantê-lo refém de seus desejos ou para manipulá-lo. Evite a revanche, o “pagar na mesma moeda”.

Advertisement

3. Ouvir

Os homens não gostam de discutir o relacionamento, isso sabemos. Também não gostam de conversar quando estão assistindo à TV ou resolvendo problemas. Geralmente evitam conversar quando chegam do trabalho. Querem apenas relaxar. Mas, quando ele quiser conversar, esteja pronta para isso. Ouça-o sem desviar o olhar, sem distrair-se. Mostre-se solidária, atenta e consciente do que ele está lhe dizendo. Se for o caso, segure suas mãos ou o abrace. Ele sentirá que pode contar com você. Ouça também seus conselhos, isso o fará sentir-se mais homem.

4. Falar

Fale coisas boas com ele, seja educada, seja amigável. Compartilhe seu mundo, seus sucessos, alegrias, desejos e pensamentos. Não espere que ele adivinhe o que você quer. Sorria, afinal ele é seu melhor amigo para sempre. Seja gentil, diga sempre por favor e obrigada, mesmo após anos de casados. Se houver problemas, discuta-os e resolva sem gritos ou exigências. Deixe as discussões para problemas realmente grandes.

5. Ter tempo

Reserve tempo para estarem juntos. Tenham uma noite para namorar, para saírem, divertirem-se e aumentar sua intimidade. Todos precisamos de proximidade, carinho, palavras amorosas. Isso derruba barreiras, diminui a distância, cura a raiva e o ressentimento no relacionamento.

6. Rir juntos

Gostamos de estar junto de pessoas que nos fazem rir. Pessoas tristes, amargas e que parecem ter sempre uma nuvem negra sobre suas cabeças são desagradáveis, orgulhosas e afastam as pessoas. Uma esposa que sorri, que tem bom humor e que sabe rir de si mesma quando erra, certamente será muito atraente para seu marido.

7. Lealdade

Lealdade vai além de fidelidade. A fidelidade, claro, é requerida no casamento, porém a lealdade é algo maior. A lealdade implica em além de ser fiel, ser também confiável, respeitosa e jamais dizer ou fazer algo que magoaria seu cônjuge. Quando for falar algo de seu marido, pense: se meu melhor amigo(a) me ouvisse dizendo isso de si, continuaria a ser meu amigo? Se a resposta for negativa, você sabe o que fazer.

Advertisement

8. Companheirismo

Vocês são uma dupla, um par. Apoiem-se mutuamente. Façam coisas juntos. Faça planos que inclua seu marido. Tenham pelo menos uma refeição juntos e se possível saiam juntos para fazer compras, para pagar as contas, para visitarem alguém, para viajar, jogar boliche, enfim… Coisas que gostam de fazer juntos. Andem de mãos dadas. Vá para a cama no mesmo horário. Isso é importante. Não tenham vidas separadas, não tenham segredos.

9. Autoestima

Esse é um passo importante para ser uma boa esposa. A mulher que sabe seu valor, demonstra isso a seu marido e ele responde também com valor. É um ingrediente essencial na receita do casamento feliz. A boa esposa ama a si mesma e se valoriza como filha de Deus. Independente de sua aparência ou idade ela se sabe merecedora de respeito, amor e consideração e dá aos outros o mesmo tratamento. Tenha uma vida interessante. Homens adoram mulheres que não vivem à sua sombra, que estudam, são inteligentes e buscam seus próprios interesses.

10. Amor, amor e mais amor

Este é o primeiro e o último passo. O amor é o que dá significado aos atos. Não adianta fazer muitas coisas se o amor não for a base de nossos feitos. Luiz de Camões já dizia: O amorÉ querer estar preso por vontade; é servir a quem vence, o vencedor; é ter com quem nos mata, lealdade. Quem ama não se sente preso, está no relacionamento por amor e dele não quer sair. Amar é servir, é ser leal, ainda que o outro não seja.

Uma esposa que tenha essas qualidades, sem dúvida, será a melhor esposa que um homem pode ter.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.