Tudo o que você precisa saber para limpar as jóias em casa

Você pode economizar muito limpando você mesma suas joias. Aprenda como fazê-lo.

3,345 views   |   4 shares
  • Peças tão lindas, delicadas e valiosas como as joias devem ser tratadas com muito cuidado. Ganhá-las de presente geralmente tem um significado profundo. Mais um motivo para cuidá-las com carinho.

  • As joias podem escurecer e até mesmo oxidar com o tempo, caso entrem em contato com produtos abrasivos ou outras substâncias. Seu brilho pode ficar comprometido pela poluição e por não ser guardada de forma adequada.

  • Para evitar que suas joias fiquem danificadas, retire-as quando estiver pintando os cabelos, fazendo as unhas, fazendo faxina pesada e manuseando materiais ásperos que podem riscá-las. Se você estiver experimentando roupas, é bom tirar anéis solitários e outros com pedras, correntes, gargantilhas e brincos.

  • Veja os cuidados que deve ter com suas joias e as soluções caseiras que lhes trazem de volta o brilho:

  • Ouro

  • Apesar de ser um metal resistente, o ouro pode escurecer com o tempo. Ele sofre uma oxidação leve porque há outros metais em sua composição, como prata e cobre. O ouro 18 k tem 75% de ouro e 25% de prata e cobre.

  • Deve-se ter cuidado ao usar perfume, spray de cabelo, produtos de limpeza e cremes, pois esses produtos prejudicam as joias em ouro. O ácido úrico pode escurecer as peças. O mercúrio, por sua vez, causa um dano irreparável à joia, por isso, para evitar um acidente, tire-as quando estiver manuseando um termômetro. Veja como limpá-las:

    1. Limpá-las com uma flanela é o suficiente para mantê-la brilhando no dia a dia.

    2. Se elas não tiverem pedras, coloque-as em um recipiente com um pouco de água e sabão de coco e deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Lave-as em água corrente e seque com um papel ou toalha bem macia. É um tipo de limpeza que deve ser feito no máximo, uma vez por mês.

    3. Se depois disso alguma sujeira persistir, passe álcool e enxague com água limpa. Coloque-as para secar sobre um papel absorvente. Quando estiverem bem secas, dê um polimento final com uma flanela.

  • Prata

  • A prata é um metal muito sensível ao cloro, enxofre, ácido úrico, água oxigenada cremosa, cebolas, luvas látex.

  • Advertisement
  • Se as joias não tiverem pedras, você pode limpá-las através de uma das seguintes maneiras:

    1. Aplique pasta de dente numa flanela macia. Esfregue as peças com força, para que a sujeira seja removida. Use uma escova de dentes para limpar as curvinhas da peça.

    2. Você também pode usar outra solução caseira. Coloque água para ferver numa panela. Adicione uma colher de bicarbonato de sódio e deixe ferver por dois minutos. Use a solução para limpá-las. Não necessita esfregar.

    3. Para limpar prataria em geral (talheres, travessas, castiçais, etc.), coloque um litro de água em temperatura ambiente dentro de uma tigela. Acrescente três colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e três colheres (sopa) de sal. Mergulhe as peças na solução, juntamente com pedacinhos de papel alumínio.

    4. Em um recipiente coloque-as com um pouco de água e sabão de coco e deixe ferver por aproximadamente 3 minutos. Lave-as em água corrente e seque com um papel ou uma toalha macia.

  • Pérolas

  • Lave-as em água corrente (fraca) para tirar a poeira. Coloque sabonete líquido para bebê na palma das mãos e faça espuma. Esfregue a espuma nas pérolas. Enxágue bem e seque com uma toalha bem macia. Faça o polimento com uma flanela. Guarde-a num saquinho específico para joias. As pérolas podem arranhar em contato com outras joias, por isso devem ser guardadas individualmente.

  • Pedras preciosas

  • Para diamantes, use uma escova macia com um pouco de amoníaco suave mistura a água. Remova com delicadeza qualquer sujeirinha, principalmente nas garras onde costuma acumular partículas. “Mesmo um diamante que pareça estar limpo pode ter uma fina camada de óleo da pele e brilhará muito mais depois de uma limpeza. Evite tocar o diamante o tanto quanto possível.”

  • Para limpar outras pedras preciosas (ametista, safira, esmeralda, tanzanita etc.), coloque as joias num recipiente com água morna e sabão, e deixe agir por uns 20 minutos. Use uma escova macia para remover qualquer sujeira. Enxágue e seque bem.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.

Website: http://erikastrassburger.blogspot.com.br/

Tudo o que você precisa saber para limpar as jóias em casa

Você pode economizar muito limpando você mesma suas joias. Aprenda como fazê-lo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr