12 itens a observar quando está escolhendo um imóvel

12 itens que vocês precisam ficar de olho quando for alugar ou comprar um imóvel de forma a não se arrepender mais tarde.

698 views   |   1 shares
  • O lugar onde vivemos é, sem dúvida, fator determinante para o bem estar geral da família. Quando não gostamos de nossa moradia, fica difícil sentir-se totalmente tranquilo. Muitas vezes, não é possível se mudar tão logo quanto gostaríamos, mas assim que a mudança se torna viável é muito importante escolher bem a próxima casa.

  • As dicas abaixo podem ajudar a selecionar o melhor imóvel para você e sua família.

    1. Apartamento ou casa? Se você procura mais privacidade e espaço de quintal, é provável que opte por casas, mas se sua preocupação é segurança e praticidade, talvez goste mais de apartamentos. Em caso de dúvida, basta visitar algumas opções, pessoalmente é mais fácil de sentir qual tipo de moradia se adapta melhor à sua família.

    2. Antes de decidir, visite o lugar em diferentes horários e dias da semana. Isso permite identificar possíveis problemas em relação à vizinhos barulhentos e outras inconveniências.

    3. Verifique se o imóvel é ensolarado, em que horários do dia bate sol, se é suficientemente ventilado e iluminado.

    4. Em caso de prédios sem elevadores, considere a viabilidade de sua família para subir/descer as escadas no cotidiano. E em caso de prédios com elevadores, considere o valor do condomínio, se vale a pena.

    5. Descubra se a localização é considerada boa, seu valor de mercado e possível valorização.

    6. Atente para a infra estrutura, se existem por perto: escolas, hospitais, mercados, farmácias, outros comércios e meios de transporte.

    7. Verifique a pressão da água abrindo torneiras. Não esqueça também de acender as luzes para conferir a existência de algum problema elétrico.

    8. Olhe bem para não ser enganado por pinturas novas que escondem mofo, rachaduras e infiltrações.

    9. Antes de se decidir por uma reforma total, consulte um arquiteto para saber se é viável e pesquise outras opções para se certificar que vale mesmo a pena.

    10. Em caso de compra, projete sua vida para daqui 5, 10 ou 15 anos, baseie o numero de quartos necessários de acordo com o numero de filhos que pretende ter, imagine que eles vão crescer e que várias vagas na garagem serão úteis, etc.

    11. Calcule gastos com taxas, certidões, impostos, etc. Geralmente é preciso ter em mãos cerca de 5% do valor do imóvel para a documentação.

    12. Tanto em caso de aluguel como de parcelas, tenha certeza de que o gasto mensal é compatível com sua renda, que não acarretará problemas em seu orçamento.

  • Advertisement
  • É melhor preparar-se e atentar para estes itens, assim você poderá aproveitar melhor seu novo lar.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

12 itens a observar quando está escolhendo um imóvel

12 itens que vocês precisam ficar de olho quando for alugar ou comprar um imóvel de forma a não se arrepender mais tarde.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr