Dicas para jardins e cultivo de flores

Ideias para quem já tem ou gostaria de ter um jardim florido.

Suzana Ribeiro

Quem não fica admirado com um belo jardim cheio de flores? As plantas bem cuidadas dão ao ambiente um toque especial, único da natureza, diferente de qualquer ornamento, pois elas trazem vida, cor e aroma para nossos lares.

Se você tem vontade de cultivar um jardim, mas acha que não leva jeito, experimente! Que tal começar embelezando as laterais de um muro ou colocando jardineiras nas janelas? Existem muitas boas técnicas e dicas que você pode conseguir com especialistas, para aproveitar tanto espaços pequenos, como grandes. Além de usufruir do belo resultado, você pode descobrir uma prazerosa terapia.

Seguem algumas ideias:

Espelho d’água

Esse tipo de decoração é bem elaborado – exige planejamento, algum espaço e disponibilidade de investimento, mas é simplesmente maravilhoso! Pequenos lagos no jardim, varanda ou jardim de inverno, trazem frescor e encanto, dando ao lugar um ar paradisíaco incomparável. Podem ser usadas pedras esculturais, pequenas cascatas, plantas aquáticas, peixes coloridos e decks de madeira nos arredores. Mas é preciso consultar profissionais, para correta impermeabilização, escoamento, e circulação da água.

Pergolados ou Caramanchões

São estruturas de madeira construídas para apoiar trepadeiras, de flores ou frutas, como: flor de cera, trepadeira de arco, maracujá, uvas, etc. A incidência da luz sobre as plantas cria lindos efeitos e um ótimo clima para refletir ou relaxar. Pode-se usar também coberturas de materiais translúcidos, que permitem apreciar o céu e protegem o lugar em caso de chuva.

Advertisement

Sombra, meia sombra e sol

Antes de escolher os tipos de flores que deseja cultivar, informe-se sobre quais espécies florescem melhor na região onde você mora e descubra quantas horas de sol elas precisam. Algumas flores, como a violeta africana, precisam de bastante luz, no entanto, o sol de meio-dia não é bom, sendo recomendado evitar a luz direta e deixar o vaso perto de uma janela ou lugares que peguem bastante claridade.

Hora de regar

Isso também pode variar de acordo com o tipo de planta e da estação do ano, geralmente é preciso regar com menos frequência durante o frio e mais vezes nas épocas de calor, sendo a parte da manhã ou a noite, os horários mais indicados. Tenha o cuidado de não enxarcar demais a terra; caso precise viajar, enterre uma garrafa pet, de cabeça para baixo nos vasos, ela deve ter um furo na tampa para liberar água aos poucos e outro no fundo para tirar a pressão. Também existem suplementos de irrigação em gel, que podem ser úteis em casos de tempos longe de casa.

Adubação

Esta prática é necessária para repor os nutrientes da terra, retirados pelas plantas. O mais indicado é o adubo orgânico, que você mesmo pode produzir, a partir de sobras de alimentos, isso se chama compostagem. Ou, se preferir, pode comprá-lo pronto em lojas de jardinagem. A terra precisa ser preparada antes de plantar, adube de 20 a 30cm (caso vá plantar direto no solo) e misture um pouco de areia na terra, existe uma quantidade indicada para cada tipo de flor.

Pragas

Você não vai querer ver seu trabalho destruído, então é bom ficar atento ao ataque de pragas como: pulgões, formigas, cochonilhas, fungos, ácaros, lesmas, tatuzinhos, piolhos de cobra, lagartas ou caramujos. Ao notar qualquer invasor, informe-se sobre o tipo ideal de combate para o caso específico e mãos à obra!

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.