20 fatos bizarros (ou não) sobre o divórcio que todo casal deveria conhecer
Em alguns países o divórcio é proibido, em outros já atingiu a metade dos casais do país. Conheça algumas curiosidades que envolvem o fim de um casamento.
Evelise Toporoski
Ninguém casa pensando em se divorciar, certo? Mas, infelizmente, a separação de casais só tem aumentado. No Brasil o número de divórcios cresceu 160% nos últimos 10 anos, de acordo com o IBGE. Em 2004, foram registrados 130,5 mil divórcios no Brasil, enquanto que em 2014 este número subiu para 341,1 mil.
Os motivos da separação variam muito de um país para outro. Ainda há lugares que não aceitam o divórcio enquanto outros já atingiram metade dos casamentos registrados no país.
Conheça este e outros fatos sobre o divórcio reunidos por este site:
1 – Apenas dois ex-presidentes dos Estados Unidos eram divorciados: Ronald Reagan e Donald Trump.
2 – A taxa de divórcio atingiu o pico de 50% na década de 1980 nos Estados Unidos. Embora o divórcio nacional tenha diminuído, um primeiro casamento ainda é entre 40-50% de probabilidade de terminar em divórcio.
3 – Nas Filipinas, o divórcio é ilegal. Qualquer divórcio que seja conduzido fora do país não é reconhecido dentro das Filipinas.
4 – Em 2012, um homem italiano trouxe sua mãe junto em sua lua de mel. Sua nova noiva pediu o divórcio três semanas depois.
5 – Os divorciados mais antigos do mundo são um italiano de 99 anos de idade e sua ex-mulher de 96 anos. Ele se divorciou dela depois de 60 anos de casamento quando ele encontrou cartas de amor que ela tinha escrito para seu amante na década de 1940. Eles se casaram em 1934 e se divorciaram em 2011.
6 – A idade média de uma mulher para um primeiro divórcio é de 29 anos. Para os homens em um primeiro casamento, é 30,5. Para um segundo casamento, a média de idade para as mulheres é de 37 anos. Para os homens em um segundo casamento é 39,3 anos.
7 – Em algumas tribos nativas americanas, se um homem deixou sua esposa sem uma razão séria, ele não é mais considerado um membro da tribo. Muitas tribos não permitiam que um homem se separasse de sua esposa se tivessem filhos juntos. Os astecas nunca foram autorizados a se divorciar.
8 – Após o terremoto de 2011 e tsunami no Japão, o país experimentou um aumento considerável de divórcios.
9 – Na China, quando os casais do povo Jing se divorciam, eles jogam fora a caneta que foi usada para assinar os papéis, pois acreditam que o objeto tem má sorte.
10 – Uma em cada quatro famílias norte-americanas enfrentará o divórcio. Mais de um milhão de pessoas se separam a cada ano nos Estados Unidos.
11 – Ainda de acordo com estatísticas dos EUA, se um parceiro fuma, um casamento é 75% mais provável de terminar em divórcio.
12 – Nos Estados Unidos, se houver uma filha e nenhum filho em um casamento, o matrimônio é 5% mais propenso a terminar.
13 – De acordo com um estudo recente, dançarinos e coreógrafos relataram os maiores índices de divórcio (43,1%), seguidos por bartenders (38,4%) e massoterapeutas (38,2%). Completando o top 10 foram funcionários de cassino, telefonistas, enfermeiros e auxiliares de saúde em casa.
14 – Entre as ocupações com as mais baixas taxas de divórcio estão engenheiros agrícolas, vendedores, engenheiros nucleares, optometristas, clérigos e podólogos.
15 – Especialistas observaram que se um cônjuge ganhou mais de 20% do seu peso corporal, o divórcio é mais provável.
16 – Ter gêmeos ou trigêmeos aumenta o risco de divórcio em 17%.
17 – Na América, a taxa de divórcio para um primeiro casamento é de cerca de 41%. A taxa de divórcio para um segundo casamento é de 60%. A taxa de divórcio para um terceiro casamento é de 73%.
18 – Alguns pesquisadores observam que os homens são oito vezes mais propensos a cometer suicídio do que as mulheres divorciadas. Eles também são duas vezes mais propensos a sofrer depressão e ataques cardíacos.
19 – Mulheres asiáticas são as mais propensas a estar em um primeiro casamento que dura mais de 20 anos. O CDC conclui que 70% das mulheres asiáticas ainda estão em seu primeiro casamento, em comparação com 54% das mulheres brancas, 53% das mulheres hispânicas e 37% das mulheres negras.
20 – As cinco principais razões para o divórcio nos EUA incluem: 1) problemas de comunicação; 2) infidelidade ou traição; 3) problemas financeiros; 4) abuso psicológico, emocional e físico; e 5) perda de interesse.