25 dicas para organização das tarefas da casa, banheiros e armários

Dicas para organização das tarefas da casa, banheiros e armários. Veja também o artigo 'Dicas para organização de cozinhas, quartos das crianças e miscelâneas'.

11,209 views   |   shares
  • A ordem é simplificar. Uma casa organizada, sem muita coisa esparramada, seja montanhas de papel, roupas amontoadas, 529.241 frascos de perfume, desodorante, cremes, maquiagem no armário do banheiro, é sinônimo de uma vida mais plena, não focada demais nas coisas materiais.

  • Muitos de nós acumulamos uma porção de coisas materiais, pelo falso senso de segurança que elas nos trazem. Falso. Senso. É isso mesmo, no fundo, o problema é outro, seja nossa autoestima, solidão, frustrações, etc. O que importa é conseguir fazer a mudança, organizar o espaço, e aproveitar mais a vida.

  • Se você não tem tempo algum, e possui uma lista de coisas para fazer todos os dias como eu, limpar e organizar é algo que definitivamente não tem lugar na nossa agenda! Mas seguem algumas ideias que eu faço e que você pode usar a partir de agora e arranjar mais espaço com pouco tempo. Se você fizer apenas uma por semana, em um ano, tudo estará organizado, inclusive sua vida.

  • Manhãs e noites

    1. Prepare todas as coisas para a manhã seguinte, seja as suas ou as das crianças, na noite anterior.

    2. Coloque tudo o que precisa levar consigo para o trabalho perto, como a bolsa, o notebook, chaves, celular, para não ter que ficar procurando de último minuto.

    3. Decida o que vai fazer de desjejum para a família na noite anterior e que todos saibam seus respectivos papéis na cooperação mútua.

    4. Faça uma lista de tudo o que precisa fazer no dia seguinte na noite anterior, e priorize as tarefas, consultando sua lista várias vezes ao dia.

    5. Se tiver que viajar, coloque gasolina no carro, e verifique o que precisa, de forma que não precise se preocupar no dia seguinte.

  • Banheiros

    1. Tenha certeza que tudo o que todo mundo usa está no lugar de volta.

    2. Compre um borrifador onde dilui uma parte de água sanitária em dez de água para espirrar no boxe do chuveiro depois que todo mundo já tomou banho pela manhã.

    3. Tenha certeza que todas as toalhas estão penduradas, e as roupas para lavar no cesto de roupa suja, bem como pijamas dobrados e outras roupas e sapatos no lugar.

    4. Delegue também que todos mantenham a prateleira ou gaveta de escovas e pastas de dente organizadas.

    5. De 3 em 3 meses, dê uma olhada geral na bagunça do banheiro, e jogue fora maquiagem e frascos com data de validade vencida.

    6. Esburrife limpa-vidros no vaso sanitário, na pia e no espelho e limpe com toalha de papel. Além de desinfetar, limpa e dá brilho.

    7. Não deixe revistas ou jornais no banheiro, principalmente se só tem um banheiro na casa.

    8. Separe as utilidades de cada pessoa da família por gaveta ou prateleira do armarinho do banheiro, e estabeleçam que cada um ficará responsável por suas próprias coisas.

    9. Coloque um relógio pequeno de parede no banheiro, assim ninguém tem a desculpa de ficar atrasado.

    10. Tenha certeza que o último a tomar banho passou um rodo no banheiro e deixou tudo em ordem.

    11. Passe também um pano seco para secar e não deixar umidade acumulada.

  • Advertisement
  • Guarda-roupas

    1. Separe em cestos as roupas sujas para lavar de forma que não fiquem jogadas pela casa ou num canto do quarto.

    2. De tempos em tempos, separe roupas e objetos que não usa mais e doe a instituições carentes que darão mais uso às coisas sem uso.

    3. Separe as roupas por estação. Algumas pessoas guardam as roupas de inverno em sacos depois de lavadas e passadas no maleiro ou em baús, enquanto usam as roupas de verão e assim arranjam mais espaço nos armários.

    4. Você pode separar roupas por propósito, por exemplo, roupas de trabalho, casa, igreja, frio, calor, cores, etc.

    5. Pendure echarpes e outros acessórios à vista para facilitar na hora de combinar as roupas.

    6. Recicle cabides velhos e sem uso.

    7. Mantenha os sapatos organizados numa prateleira de forma a usar todos, ao invés de sempre os mesmos.

    8. Separe as bolsas e outros acessórios num local só do armário.

    9. Separe roupas que você não usa há pelo menos 6 meses para doação, assim terá espaço para as roupas novas.

  • Com cooperação, o lar pode ser um pedacinho do céu.

  • Veja também o artigo "26 dicas para organização de cozinhas, quartos das crianças e miscelâneas" para o restante da casa.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

25 dicas para organização das tarefas da casa, banheiros e armários

Dicas para organização das tarefas da casa, banheiros e armários. Veja também o artigo 'Dicas para organização de cozinhas, quartos das crianças e miscelâneas'.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr