Escolhendo o animal de estimação ideal

Dicas para quem está pensando em adquirir um novo amigo para a família.

299 views   |   shares
  • Criar bichos de estimação é um costume que agrada a maioria das pessoas, no entanto, cada um tem suas preferências quanto ao tipo de animal. As crianças, especialmente, apreciam ter um animalzinho para se divertir e dedicar seu carinho. Elas também podem aprender muito com eles, como ser responsável, por exemplo, provendo as necessidades do animal, mantendo hábitos de higiene, e jamais abandonando os que adotar. Podem aprender até mesmo a lidar melhor com a morte, visto que vários animais tem vida curta. Se você está cogitando adquirir um animal, confira as dicas abaixo quanto ao tipo mais indicado à sua família. Considere fatores como: presença de alérgicos, espaço, tempo disponível, gastos, estilos e permissão da lei.

  • Cachorros

  • Desenvolvem relacionamentos afetivos e interagem com as pessoas, sendo capazes de obedecer comandos e entender emoções, geralmente são companheiros fiéis para seus donos. As personalidades variam de acordo com as raças, por exemplo: Rottweilers, filas e pit bulls são considerados cães de guarda, podem ser amistosos, mas é preciso ser treinados e podem não ser a melhor opção para quem tem crianças, ou quintal pequeno. Algumas raças são mais barulhentas e agitadas, outras mais tranquilas e silenciosas, algumas são ideiais para acompanhar sua corrida no parque, e outras, perfeitas para receber mimos e viver cheios de lacinhos . Se sua opção é um cachorro, será preciso pesquisar sobre cada raça, pois eles variam muito.

  • Gatos

  • Normalmente, eles demandam menos atenção, energia, espaço e investimento em ração do que cachorros, pois são menores e mais independentes. Também desenvolvem relacionamentos de afeição com os donos, podendo ser bem carinhosos e divertidos. Se pretende permitir que o seu bichinho saia sozinho para passear, considere a necessidade que ele/ela seja castrado, para evitar brigas no caso de machos e filhotes não planejados, no caso de fêmeas.

  • Peixes

  • Ideal para quem é alérgico e não quer se preocupar com bagunça pela casa. Basta comprar um aquário e escolher um local seguro para colocá-lo, o custo de manutenção é bem baixo. Mas pense duas vezes se espera interação com o animal, pois os peixes não desenvolvem relacionamentos.

  • Hamsters

  • Podem ser bons substitutos para cães e gatos, por serem peludos e fofinhos. As crianças podem segurá-lo quando quiserem e deixá-lo passear pela casa ou quintal, em alguns casos, mas eles passam a maior parte do tempo em suas gaiolas, o que diminui o trabalho com sujeira ou bagunças. Não desenvolvem relacionamento de amizade, mas têm personalidade e são ótimos para quem gosta de observar.

  • Advertisement
  • Aves

  • Também indicado para alérgicos, os pássaros são animais bonitos e alegres, ideais para quem gosta da cantoria e algumas espécies são capazes de aprender alguns truques! A manutenção é de baixo custo, mas é preciso ter uma gaiola espaçosa, que precisa ser limpa regularmente. Também é preciso abastecer a água e recipiente de alimentação diariamente.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Se gostou, compartilhe o artigo...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Escolhendo o animal de estimação ideal

Dicas para quem está pensando em adquirir um novo amigo para a família.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr