Como ser gentil com seu cônjuge

O casamento, para ser feliz, deve ser constantemente nutrido. Gestos e palavras gentis contribuem eficazmente para o sucesso dessa relação.

Elaise G. Lima

Certamente você já ouviu vários comentários negativos sobre o casamento. São comuns até mesmo comparações capciosas sobre os relacionamentos na época do namoro e após o casamento. Essas concepções não surgiram à toa, pois o casamento é algo que precisa de cuidados constantes, fato que às vezes é esquecido à medida que o relacionamento se torna mais sólido. O relacionamento entre marido e mulher deve ser afetuoso. Embora nem sempre seja possível manter os bons momentos estáveis, existem formas de tornar as dificuldades amenas se simplesmente o casal for mais gentil um com o outro. Abaixo encontram-se algumas dicas de como ser mais gentil com o seu cônjuge:

1. Evite criticar

Ninguém é feliz ouvindo críticas e geralmente elas não surtem nenhum efeito positivo na pessoa que a ouve. Ou seja, as críticas constantes no casamento não o melhoram em nada, ao contrário, só dificulta a relação. Há outras maneiras de expor algo que não lhe agrada sem magoar seu cônjuge.

2. Valorize os esforços

Mesmo que algo não saia exatamente como você desejaria, leve em consideração o esforço que seu cônjuge fez para que tudo pudesse dar certo. Geralmente não reconhecemos o empenho prestado, apenas os resultados, o que pode ser desmotivador para a pessoa com a qual nos relacionamos.

3. Não revide aos insultos

Quem é casado sabe que seu companheiro ou sua companheira pode ter seus dias ruins. Todas as pessoas são passíveis a um estresse emocional que muitas vezes nos faz ser rudes com as pessoas ao nosso redor. Se o seu cônjuge lhe ofendeu com palavras ásperas e indelicadas, não revide. Apenas procure o momento certo para conversar sobre o assunto.

4. Peça perdão

O casamento exige perdão. Pois inevitavelmente em um relacionamento um sempre irá magoar o outro. Quando perceber que foi indelicado, ofensivo, seja rápido em pedir perdão e redimir sua falha. Não permita que o orgulho atrapalhe a relação.

Advertisement

5. Elogie

Deixe que seu cônjuge perceba que suas atitudes agradam. É sempre bom saber que os esforços não foram em vão e que estão sendo notados.

Como dizia José Datrino: “Gentileza gera gentileza.” Portanto, não tenha dúvidas que suas atitudes gentis em relação ao seu cônjuge repercutirão nas ações dele para com você. Seu casamento será mais feliz se nutrido diariamente por gestos nobres e cheios de amor.

Toma un momento para compartir ...

Elaise G. Lima

Elaise Lima é revisora de textos. Atua como editora-chefe para o site familia.com.br.