Definindo um plano de ação para o cumprimento de metas

Aprenda 7 sugestões de técnicas para realizar seus sonhos e desejos de forma a tornar sua vida mais produtiva e repleta de resultados positivos.

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  • Depois de ler o artigo Buscando a mudança de hábitos para estabelecer metas de vida, e ter estabelecido quais áreas de sua vida precisam de melhorias, o próximo passo é encaixar suas metas em certas categorias. Você sabe que, para atingir metas maiores, precisamos fazer várias metas menores até que consigamos realizar o que precisamos para atingir resultados. Então aqui, mais algumas dicas:

  • Fazer metas menores:

  • 1. Metas de 5 anos

  • Uma vez que você listou as metas de vida em todas as áreas que lhe interessam, você pode fazer uma lista de metas menores para serem buscadas pelos próximos 5 anos, relacionadas com o cumprimento de suas metas gerais.

  • 2. Metas de 1 ano

  • Em seguida faça uma lista de metas de 1 ano para conseguir as metas de 5 anos, todas relacionadas com suas metas gerais.

  • 3. Outras metas em menos tempo

  • Se houver necessidade, apenas mantenha fazendo metas menores para que as atitudes diárias sejam contadas para o cumprimento de suas metas.

  • 4. Lista diária

  • Todos os dias de manhã, tire uns 10 minutos para verificar suas obrigações para o dia e planejá-lo, verificando suas listas de metas semanais, ou mensais, coligadas com as anuais. Inclua todos os dias uma nova atividade relacionada ao cumprimento de metas. E trabalhe para realizá-las, um dia de cada vez.

  • 5. Não se desviar do caminho

  • Há tantas distrações e imprevistos no nosso dia a dia. Seja a perda de um emprego, a doença de um parente querido, ou mesmo um acidente, deve-se contar com imprevistos, e não deixar a lista ou as metas de lado. Elas inclusive poderão nos servir de motivação para que tenhamos forças contra as provações da vida.

  • Uma vez que você tem suas listas, mantenha as atividades diárias revisando-as e incluindo ou excluindo coisas se precisar. Às vezes, temos metas que se cumprem antes do prazo esperado, podemos fazer outra meta relativa a uma meta maior no caso.

  • De tempos em tempos, revise o plano de vida geral, e mude o que precisa dependendo das prioridades atuais e experiência adquirida.

  • 6. Metas inteligentes

    • Específicas – significativas e reais.

    • Mensuráveis – você pode colher resultado palpável.

    • Atingíveis – realistas, ações definidas.

    • Relevantes – farão a diferença.

    • Rastreáveis – podem ser realizadas num determinado período de tempo.

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  • Exemplo: ao invés de fazer uma meta tipo "Emagrecer", faça uma meta específica, tipo "Emagrecer 10 quilos até 15 de janeiro”. Colocar um prazo traz urgência de ação específica.

  • Monte um calendário com metas menores por semana, meça resultados e mantenha-as à vista.

  • 7. Ferramentas de uso

  • Alguns podem se assustar com tantas listas a serem feitas, o uso de papel para todo lado. Lembre-se, você pode usar um computador, ou mesmo a opção de notas do telefone. As listas não devem ser quilométricas se você seguir o padrão de metas simples e palpáveis.

  • Faça listas curtas e quando realizar aquelas metas, faça outras. O bom senso é necessário para conseguir se organizar.

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C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

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