Estabelecendo expectativas para o adulto que mora com os pais

Quais atitudes os pais devem ter para ajudar filhos adultos a continuarem progredindo.

418 views   |   shares
  • O tempo passa e as crianças crescem, cada fase da vida tem suas alegrias, seus desafios e aprendizagens. O acompanhamento e apoio dos pais é sempre indispensável, no entanto, ao chegar à idade adulta, é esperado que cada um assuma suas responsabilidades e, falando popularmente, tome um rumo na vida! Isso acontece naturalmente na maioria dos casos, é quando as mães precisam se adaptar ao ninho vazio, mas algumas pessoas têm mais dificuldade ao deixar a vida de adolescente para trás. É claro que há quem continue em casa por diferentes motivos, como para cuidar e ajudar pai ou mãe mais velhos, que não podem ou não querem ficar sozinhos. Cada um conhece sua família e sabe o que é melhor, mas as considerações a seguir referem-se a adultos que estejam morando com os pais por estarem com a vida estagnada.

  • Estudos

  • “A educação é a chave da oportunidade.”

  • (Gordon B. Hinckley) Incentive seu/sua filho(a) a estudar, é muito importante ter uma formação e especializações na área de atuação escolhida. Quanto menos tempo for perdido entre um nível de estudo e outro, melhor será para ele/ela. Algumas pessoas se desanimam devido a longa duração dos cursos, mas os anos investidos na formação vão passar de uma maneira ou de outra, e os resultados fazem valer a pena os esforços.

  • Casamento

  • Atualmente, o hábito de se casar cedo e construir uma família está saindo de moda, mas vale lembrar que sair da moda não é sinônimo de perder a importância. As pessoas têm priorizado sua carreira, seu crescimento e ascensão profissional, consequentemente, passam anos namorando e poucos são os que estão dispostos a assumir o tipo de compromisso que leva ao altar. “Adoro a definição de amor dada por James Thurber há muitos anos, ele disse: ‘O amor é algo que vivemos junto com a outra pessoa.’ Vocês, adultos solteiros, não devem perder as experiências que nos unem na juventude, nas épocas de dificuldades e sacrifícios(...)" (Jeffrey R. Holland) Incentive seu/sua filho(a) a não perder tempo e oportunidades ao encontrarem a pessoa certa. Ser seletivo(a) ou perfeccionista demais ao escolher, entretanto, pode se tornar motivo de grande frustração. Há pessoas que parecem gostar mais da busca do que do encontro, estão sempre achando defeitos, porque são viciadas a continuar procurando! Aconselhe seu/sua filho(a) a serem exigentes, porém realistas.

  • Advertisement
  • Profissão

  • Não é nenhum crime não se casar e permanecer morando com os pais, isso acontece, mas certifique-se de que seu/sua filho(a) está fazendo tudo ao seu alcance para ser alguém produtivo, autossuficiente. Não é saudável depender eternamente dos pais, por isso, é preciso trabalhar e se desenvolver. O adulto que continua com os pais, tem o dever de ajudar nas despesas da casa, de cooperar, de ter uma profissão.

  • Independência

  • Mesmo quando os pais, por si mesmos, não fazem a menor questão de que o/a filho(a) cresça e se desenvolva, é importante estabelecer essas expectativas pelo bem do(a) filho(a). Não é por desejar que saiam de casa, mas que saiam da estagnação, da zona de conforto, e parem de adiar as experiências que lhes trarão o verdadeiro progresso. Assim como os pássaros, os pais criam, orientam, ajudam e finalmente, ensinam os filhotes, com todo amor, a voar com as próprias asas.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Estabelecendo expectativas para o adulto que mora com os pais

Quais atitudes os pais devem ter para ajudar filhos adultos a continuarem progredindo.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr