Cuidados odontológicos para bebês e crianças

Dicas para cuidar adequadamente da saúde bucal de seus/suas filhos.

3,266 views   |   3 shares
  • É importante começar desde cedo com as medidas de proteção e prevenção contra cáries, pois aquele sorriso lindo que traz tanta alegria à família precisa de cuidados e apoio constantes para se manter saudável. Seguem algumas dicas:

    • Antes mesmo do surgimento dos primeiros dentes você deve limpar a gengiva do bebê com uma gaze ou fralda de algodão embebida em água filtrada ou soro fisiológico para remover restos de leite ou alimentos, assim você estará preparando o ambiente ideal para a chegada dos dentinhos e habituando a criança ao ato da higiene.

    • A limpeza com gaze ou fralda não precisa ser feita todos os dias, pois como a mucosa da gengiva do bebê é muito fina e delicada pode machucar. Procure fazer somente duas vezes por semana ou quando você vir que há leite estagnado, principalmente depois que ele/ela regurgitou.

    • Com o nascimento dos primeiros dentes, começa a limpeza com a escova, que deve ser pequena e bem macia, própria para a idade. Existem algumas chamadas “dedeiras” que são mais fáceis de lidar.

    • Não é necessário utilizar creme dental até a criança aprender a cuspir (por volta de 3 anos) mas se quiser, devem ser usadas as opções sem flúor.

    • É importante habituar os pequenos fazendo a escovação três vezes por dia, o exemplo dos adultos é fundamental! E não esqueça a limpeza da noite, antes de deitar, pois tomar mamadeira e ir dormir sem escovar os dentes torna a criança muito mais suscetível a desenvolver cáries.

    • Visite o odontopediatra desde o aparecimento dos primeiros dentinhos, que dará importantes orientações sobre técnicas de escovação, uso de chupetas e mamadeiras, alimentação ideal para prevenção de cáries, e com o crescimento, essas consultas periódicas também poderão servir para detectar outros tipos de problemas, como bruxismo, má formação da arcada dentária, necessidade de aparelhos corretivos, ou qualquer outra anormalidade.

    • As manchas nos dentes podem ocorrer por pigmentações externas ao dente, desde placa bacteriana antiga, amarelada (cor de gema de ovo), pigmentações escuras, como as resultantes da ingestão temporária de ferro pela criança. Essas são manchas que podem não ser facilmente removidas pela escovação domiciliar, mas que são eliminadas por profilaxia com pastas e escovas em consultório dentário. O importante é removê-las e verificar como se encontra o esmalte dentário sob essas manchas. (Clínica Amai)

    • O uso de antibióticos também pode desenvolver manchas e placas amareladas nos dentes, pois a maioria deles contém açúcar a fim de facilitar a ingestão. No entanto, se a escovação for eficaz, o aparecimento dessas manchas pode ser evitado. Por isso, mesmo que a criança esteja doente e manhosa, não deixe de fazer uma boa limpeza em sua boquinha.

    • Se seu/sua filho(a) cair e quebrar um dente permanente, leve-o(a) imediatamente ao dentista, pois se conseguir chegar dentro de 30 minutos no consultório há uma grande chance do dente poder ser reimplantado e salvo. Caso o dentinho só fique mole também é importante buscar atendimento pois pode ser necessário fazer uma contenção, apoiando-o nos dentes vizinhos. (Schwanke baby and kids)

    • Nunca use a visita ao dentista como ameaça para incentivar seu/sua filho(a) a escovar bem os dentes. Há quem fale do consultório odontológico como se fosse um salão de torturas, mencionando injeções ou o barulho do motorzinho do aparelho para remover cáries. Afinal, em algum momento ele/ela precisará de uma consulta, mesmo que seja de rotina, e você não vai querer assustá-lo(a).

    • Caso precise de mais incentivo para convencer seu/sua pequeno(a) a higienizar adequadamente seus dentes, procure por historinhas, desenhos e canções relacionadas ao assunto, essas influências costumam ajudar.

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe em um segundo!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Cuidados odontológicos para bebês e crianças

Dicas para cuidar adequadamente da saúde bucal de seus/suas filhos.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr