Dicas de como fazer scrapbook sem gastar muito

Explicações básicas sobre o artesanato e dicas para economizar.

Suzana Ribeiro

Momentos marcantes merecem um registro à altura! O scrapbook é um artesanato que teve início nos Estados Unidos e é especialmente usado para decorar álbuns de fotos, mas também é bastante utilizado em cartões, convites, pequenos quadros, etc. Sua produção se resume à confecção de folhas decoradas que são usadas de fundo para as imagens, com cores e enfeites relacionados ao tema. Existem muitas lojas específicas dessa arte no Brasil, mas seus produtos são realmente caros por aqui, no entanto, é possível driblar essa desvantagem usando materiais alternativos, feitos em casa.

Se você tem vontade de aprender, escolha uma ocasião especial (como casamentos, nascimentos, filhos ou viagens), adquira um kit básico para iniciar e dê vida e charme às suas fotos, acomodando-as em um lindo álbum personalizado!

Você vai precisar de:

Folhas (páginas)

Coloridas, estampadas, metalizadas, ou mesmo lisas, para você criar desde o princípio. Algumas papelarias e livrarias vendem blocos que já vem com várias.

Importante: Todo material que vai ter contato com fotos, inclusive as folhas, precisam ser acid free, ou seja, livre de ácido, e também sem lígnia, para que não surjam manchas amareladas. No Brasil, o papel mais facilmente encontrado (que satisfaz essas condições) é o Mi-Teintes da Canson.

Advertisement

Fita dupla face, fita “banana” e cola acid free.

A fita dupla face serve para enfeites que não ficariam firmes só com cola, e a fita banana dá destaque por ser de alto relevo.

Atenção, sempre use bem pouca cola, a fim de manter o aspecto limpo de seu trabalho e nunca use cola líquida em fitas. Existe uma fita chamada reposicionável, que mantém as fitas aderidas à página e se quiser fixá-las, você pode usar durex por trás da folha.

Relevo transparente

Além de servir para destacar dando efeito de volume, também serve para colar alguns elementos, como botões, chatons e outros enfeites transparentes.

Álbum (ou fichário)

Os plásticos de scrapbook são feitos sem químicas que podem danificar as fotos com o tempo, mas você pode encontar mais baratos e seguros também em lojas de fotografia, feitos de polipropileno ou poliéster (ou Mylar).

Base de corte

É uma placa de plástico maleável, com o intuito de proteger a mesa de trabalho, a idéia é que você corte papéis com estilete sem riscar ou cortar sua mesa. Você pode improvisar uma facilmente, colocando qualquer espécie de proteção embaixo dos papéis e usando uma régua de metal.

Advertisement

Estilhete e tesouras

O estilhete tem corte preciso e rápido, mas é mais indicado para cortes retos, deixe os mais minuciosos para as tesouras, é bom ter uma para papel, que deve ser de ponta fina e outra para fitas adesivas, porque a cola gruda na lâmina e fica ruim para cortar papel.

Decoração

Lojas de armarinhos são econômicas e cheias de opções em botões, retalhos, fitas, rendas, moldes, enfeites prontos, cortes em EVA, etc.

Se você está começando, pesquise vários modelos de páginas e imite o que mais gostar. Com um pouco de talento e criatividade, você pode criar seus próprios embelishments(embelezamentos) recortando formas e combinando materiais como preferir.

Algumas ferramentas opcionais interessantes são os carimbos, tesouras artesanais, furadores e gabaritos ou moldes de letras/desenhos.

Toma un momento para compartir ...

Suzana Ribeiro

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.