Prevenindo o Estresse

Entenda como o estresse atua no seu organismo e como preveni-lo.

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  • O estresse é uma resposta do organismo e da mente às situações cotidianas. Mesmo situações positivas podem contribuir para o aparecimento de estresse.

  • O estresse pode constituir um desafio estimulante. Apesar de algumas pessoas apresentarem um bom desempenho sob estresse, a maioria consegue suportar situações de tensão só até certo ponto, a partir do qual podem começar a ter problemas físicos.

  • Os níveis dos hormônios do estresse normalmente caem logo que o estresse passa, e podemos relaxar. Porém, esses níveis podem continuar altos, caso a situação causadora de estresse se mantenha ou surja com frequência, ou se, em geral, reagirmos intensamente a qualquer tipo de estresse, ainda que de menor importância.

  • Cerca de 75% das doenças estão relacionadas com o estresse. Entre elas estão hipertensão, ataques cardíacos, acidentes vasculares cerebrais (derrames), depressão, ansiedade, síndromes da fadiga crônica e do cólon irritável, distúrbios digestivos, obesidade, enxaquecas e alguns problemas respiratórios

  • Os sintomas do estresse surgem quando não há adaptação a estas situações, como, por exemplo: trânsito, exigências e pressão no trabalho, mudanças, excesso de informação, desemprego, inseguranças, violência, crises, competição, morte de entes queridos, divórcio, problemas de saúde.

  • A soma desses fatores pode levar-nos ao estresse contínuo, que pode desencadear doenças e desenvolvimento de certos comportamentos como:

    • Memória fraca e falta de concentração ou de motivação

    • Cansaço mental ou físico e ansiedade

    • Autoestima baixa ou falta de autoconfiança

    • Pensamentos pessimistas e depressão

    • Pena de si mesmo, inibição, solidão, insociabilidade, sentimentos de rejeição

    • Dores de cabeça, apetite e respiração irregular

    • Nervosismo, medo, impaciência

  • Há dois tipos de estresse aos quais devemos ficar atentos:

  • 1. Estresse agudo

  • É causado por eventos passageiros como acidentes, crises, crimes, mudanças, divórcio, traumas, perdas.

  • 2. Estresse contínuo

  • É causado por pressões e situações prolongadas como relacionamentos afetivos, trabalho, estudo, educação familiar.

  • Alguns dos tratamentos e prevenção contra o estresse incluem:

    1. Terapias feitas por profissionais competentes

    2. Relaxamento físico

    3. Exercícios físicos regulares

    4. Alimentação balanceada com frutas e verduras

    5. Exercitar o otimismo

    6. Plantas e Animais domésticos

    7. Hobbies

    8. Risos e boas amizades

    9. Organização do tempo

    10. Respiração profunda

    11. Horários regulares para dormir

    12. Evitar ingerir álcool e cafeína (café, chá, mate, refrigerantes tipo cola)

    13. Não fumar

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  • Nem sempre é possível evitar as situações que causam estresse, mas podemos alterar as nossas reações aos estímulos. Isso permite que os níveis de hormônios do estresse baixem e ajuda-nos a enfrentar, sem muita angústia, o que a vida vai trazendo.

  • Muitos fatores influem na nossa resposta ao estresse, como idade, sexo, educação, experiência, personalidade, expectativas e saúde. Mas, apesar de não podemos mudar os acontecimentos de nossa vida, podemos controlar ou mudar nossa própria atitude.

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C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

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