5 formas comprovadas para aprender a ter mais autocontrole

Aprenda a ter mais autocontrole, e melhore assim sua qualidade de vida, de relações, e a qualidade do seu amor, dado ou recebido.

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  • O autocontrole é uma qualidade que todos nós, cedo ou tarde, precisamos começar a desenvolver. Seres humanos não são lógicos, portanto, não agem com razão todo o tempo. A emoção tem grande influência em decisões e atos do dia a dia. A melhor forma de adquirir e manter o autocontrole é a prática.

  • Um bom exercício para começar

    1. Listar as coisas que fazemos em excesso, estar consciente das desvantagens desse excesso, sejam ações, coisas, como gritar, comer, beber, mentir... Não importa. No fundo sabemos coisas que precisamos melhorar._

    2. Após identificar a situação, podemos começar retirando aquilo de nossa rotina por uma semana, depois por duas, até que não seja mais um hábito errado.

    3. Quando perceber que conseguiu abrir mão do mau hábito por uma semana, estará preparado para conseguir mudar hábitos maiores. Pode estender este período para um mês, dependendo do problema._ Walter Mischel, na Universidade de Stanford, conduziu um famoso estudo conhecido por muitos chamado O Experimento do Marshmallow. Nos anos 60, a um grupo de crianças de 4 anos de idade foi dado um marshmallow e prometido ganhar outro se pudesse esperar 20 minutos antes de começar a comer o primeiro. Algumas crianças não puderam esperar, mas outras conseguiram esperar. Os pesquisadores então seguiram o progresso pessoal de cada uma daquelas crianças até a adolescência, e concluíram que aqueles que tinham a habilidade de saber esperar tinham mais autocontrole e confiança, Q.I. mais avançado, e obtinham melhores notas nos estudos, bem como suas vidas sociais eram mais pacíficas e não apresentavam conflitos constantes.

  • A busca da gratificação instantânea, principalmente com o advento da tecnologia através de celulares, tabletes, internet, redes sociais, tem feito com que falhemos em controlar a nós próprios.

  • Dicas, técnicas e exercícios para aumentar nosso autocontrole:

  • 1. Tome consciência de suas emoções

  • Não podemos controlar o que não conhecemos. Explorar nossas emoções sem medo e sem censura, positivas ou negativas, principalmente as que são reprováveis é o ponto inicial da mudança.

  • 2. Listar também ações e reações irracionais ou inconscientes

  • Isso exige atenção, uma vez que muito de nosso comportamento é resultado de nossa própria história de vida.

  • 3. Praticar o bom humor

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  • A dramatização exagerada de momentos difíceis é uma agressão que fazemos a nós mesmos.

  • 4. Ser flexível

  • Quando somos radicais demais e exigimos muito dos outros e de nós mesmos, situações de estresse intenso provocam reações indesejadas. Adiar e priorizar o que é realmente importante ajuda no controle das situações.

  • 5. Deixar pra lá o que não é importante

  • Muitas vezes quando não temos o controle total e imediato das circunstâncias que nos cercam, desencadeiam em nós emoções e ações que nos arrependemos mais tarde. Novamente, precisamos avaliar se algo é tão importante que não possa esperar, que precise ser resolvido quando todos ainda estão de cabeça quente. Enfim, deixar a situação esfriar e resolver quando todos estiverem mais calmos é um bom hábito a se adquirir.

  • O importante é não esperar perder o controle para admitir ou decidir que precisa-se aprender a manter o equilíbrio. As mudanças não ocorrem da noite para o dia, mas pouco a pouco podemos ser melhores.

  • O autocontrole exige autodeterminação e força de caráter. Ele expande nossos dons e talentos de maneira notável. É o poder da nobreza do homem.

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C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.

Website: http://caayres.com/

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