Como lidar com o estresse de ter um bebê

Dicas para se preparar para chegada do bebê de forma a evitar o estresse.

1,129 views   |   shares
  • Ter um filho é uma experiência transformadora e maravilhosa, mas geralmente é bem diferente do que idealizamos, especialmente durante a primeira gestação... A gravidez passou, mas seu corpo ainda sofre intensas mudanças com a circulação dos hormônios e a aparência custa a voltar ao normal. Além disso, você pode estar se recuperando de uma cirurgia, com dores em várias partes do corpo, lidando com uma carga extra de cansaço, e cheia de preocupações quanto aos cuidados com o recém-nascido. As mamães de segunda, terceira ou mais viagens, também se deparam com inúmeros desafios, pois cada bebê é de um jeito! Além disso, é preciso manter a rotina da família – cozinhando, organizando, limpando, levando para escola, dividindo a atenção com os outros filhos, etc. Dificuldades à parte, saiba que é possível sobreviver a esse período, e até mesmo desfrutá-lo! Confira as dicas a seguir:

    • Tente descansar sempre que possível, não é o momento certo para manter a casa impecavelmente limpa e arrumada (a menos que outra pessoa cuide disso para você). Quando tiver noites com sono muito interrompido, tente acompanhar seu filho na hora do(s) cochilo(s).

    • Faça caminhadas, coloque o bebê no carrinho e saiam para dar uma volta! Pode ser no início da manhã ou no fim da tarde, o importante é não ficar enclausurada em casa. Faça isso mesmo quando não se sentir muito disposta, o exercício e ar fresco são importantes. Ter a companhia de uma amiga ou familiar também pode tornar o passeio mais agradável.

    • Peça ajuda do marido, da mãe, da sogra, de amigas, filhos mais velhos, enfim, quanto mais ajuda conseguir melhor! Você precisa ter um pouco de tempo sossegada para cuidar de si mesma e relaxar.

    • Não se desespere com as mudanças no corpo e as roupas que ainda não servem, você pode resolver tudo isso com o tempo. De qualquer forma, é um sacrifício que vale a pena!

    • Cuidado para não descuidar da sua alimentação e saúde, é comum que a mãe fique tão atarefada que acabe dando uma relaxada na dieta, mas saiba que é justamente agora que seu corpo precisa ainda mais dos nutrientes e menos dos “fast foods”. Coma bem, e controle os maus impulsos.

    • Beba muita água! Principalmente se estiver amamentando, mantenha garrafas cheias com água fresca por perto e beba praticamente o tempo todo.

    • Procure fortalecer o relacionamento com o marido, algumas mulheres se distanciam muito do companheiro nessa fase, o que prejudica a família como um todo. Tenha paciência se ele não se mostrar tão perfeito, prestativo ou compreensivo quanto você gostaria e lembre-se que brigar ou cobrar ofensivamente só piora as coisas. Seja atenciosa, afinal, estar bem com seu marido só lhe trará benefícios!

    • O estresse é absolutamente normal nessa época, mas tome cuidado para não confundir seus sintomas com a depressão pós-parto, que exige mais atenção e tratamento. Se estiver apenas estressada, vai passar logo – uma nova rotina se estabelece, você fica mais confiante e passa a encarar cada dia com naturalidade, por mais conturbado que pareça!

  • Advertisement

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe com seus amigos!

Suzana A. Ribeiro é autora dos livros: O Elo Forte, uma história contada por quatro gerações, Um Sonho Distante, o que existe além da memória e está escrevendo o terceiro volume da série.

Website: http://escritorasuzanaribeiro.blogspot.com.br/

Como lidar com o estresse de ter um bebê

Dicas para se preparar para chegada do bebê de forma a evitar o estresse.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr