3 passos simples para descobrir sua árvore genealógica

Conhecer a história de sua família irá te ajudar a ter mais senso de identidade, honrar sua história e aprender com seus antepassados. Aprenda em 3 passos simples a descobrir sua árvore genealógica.

789,004 views   |   7,006 shares
  • Conversando recentemente com o gerente da área brasileira para o site de genealogia FamilySearch International no Brasil, Fábio Falcão Lucas, pedi por uma declaração desse trabalho interessante e necessário para conhecermos nossa própria história, ele me disse:

  • "As pessoas comumente associam História da Família com um gráfico de linhagem a ser preenchido; e preencher um gráfico com dados, por si e em si, soa um tanto desafiador, frio e até cansativo. Que tal se começarmos a encontrar formas "normais e naturais" de obter informações, para depois registrar o que é importante pra nós e nossas famílias? Daí veremos que, em realidade, o trabalho de História da Família é extremamente dinâmico, entusiástico e apaixonante. Por exemplo: converse com familiares que possam contar histórias de parentes já falecidos. Aprenda sobre as alegrias e desafios que estas pessoas tiveram. Quais eram seus sonhos e aspirações? O que alcançaram em suas vidas? Eventos engraçados? (sempre há algumas pérolas...). Aproveite para descobrir as datas de nascimento, casamento e falecimento das pessoas cujas histórias acaba de ouvir! Percebe a mudança no foco? Agora eles não são mais um número ou um nome em um gráfico. Eles são personagens que ajudaram a formar a sua história de vida(...)"

  • Como começar?

  • Pra começar é bem simples! Existe um site internacional, que é ligado ao maior acervo genealógico do mundo, que lança desafios de cinco minutos para cada uma dessas etapas.

  • 1. Descobrir sua árvore genealógica

  • Isso mesmo, começando como algumas crianças fazem na escola, você pode desenhar uma árvore se quiser, mas não é necessário pois, neste site, você encontrará um gráfico de linhagem excelente para preencher seus dados on-line depois de fazer seu cadastro. Coloque o máximo de informações que puder, assim como nome, data de nascimento, local de nascimento, data e local de casamento e data de falecimento. Assista ao vídeo sobre como é simples.

  • 2. Encontrar um registro

  • Para encontrar documentos digitalizados de pessoas que nasceram antes de 1920 é bem fácil, basta uma pesquisa no site com os dados que você tem para dar mais conteúdo ao seu gráfico de linhagem. Assista ao vídeo para entender como encontrar um registro.

  • Advertisement
  • 3. Perguntar a sua família

  • Neste vídeovocê aprenderá a fazer perguntas objetivas que trarão mais informações para o seu gráfico de linhagem e para conhecer mais sobre seus antepassados.

  • O site ainda ensina outros passos para expandir bastante sua árvore genealógica. É muito interessante! Algumas pessoas chegam a dezenas de gerações em seu gráfico genealógico.

  • Você ainda pode contar com orientação gratuita nos diversos centros de história da família que estão espalhados pelo mundo, procure o mais próximo de sua casa e horários de funcionamento neste link.

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Nos ajude a divulgar a mensagem...

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.

3 passos simples para descobrir sua árvore genealógica

Conhecer a história de sua família irá te ajudar a ter mais senso de identidade, honrar sua história e aprender com seus antepassados. Aprenda em 3 passos simples a descobrir sua árvore genealógica.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr