Como superar o medo do palco

Dicas para saber como se preparar e se comportar em uma apresentação.

Guilherme Kuceki

Provavelmente a maioria das pessoas quando tem que falar em público ou fazer apresentações, acabam ficando nervosas em algum momento. Até mesmo aquelas pessoas que normalmente são bem extrovertidas e falam com todo mundo, podem apresentar algum tipo de nervosismo ou insegurança.

Pode ser que a melhor maneira de ficar mais seguro seja estar preparado. É nisso que se baseiam as dicas do professor Guilherme Miziara, usando técnicas de comportamento, atitude e preparação.

Preparação

Para se sentir mais seguro, é preciso estudaro tema da apresentação e conhecê-lo de cor e salteado. No caso de quem vai cantar é preciso praticar muito. Se gravar e depois assistir para se avaliar é uma boa técnica também. Procure pensar o que você deseja passar para as pessoas. Se você conhece alguém que daria um bom juiz pode se apresentar e pedir conselhos e críticas.

Se vestir de modo discretoé uma dica para que nada em sua roupa desvie a atenção da apresentação. Se organize para chegar cedo, assim você conhece o ambiente, as pessoas e ficará mais tranquilo. “A pior coisa a fazer é chegar atrasado: você não as conhece, e as pessoas já não vão comprar a sua imagem e a sua ideia.” Diz o professor Guilherme.

Exercício para quem está nervoso

Faça exercícios de respiração, eles distribuem oxigênio para seu organismo e reduzem a tensão, a palidez e o suor. Antes da apresentação é bom dar uma passeada na frente do público se isso não for atrapalhar, para se sentir à vontade. Muita gente acha que todo mundo percebe que eles estão nervosos, na verdade muitas vezes o nervosismo não é tão perceptível, então não se preocupe.

Advertisement

Fala e Linguagem

Muito cuidado com o uso de vícios de linguagemcomo: tá, né, tipo, então, realmente, sabe.Se você tem algum vício de linguagem provavelmente haverá pessoas contando quantos “nés” ou “tipos” você está falando. Evite expressões generalizadas como: todos, ninguém, nunca e sempre.

Quase todas as coisas têm exceções, portanto se você disser que ninguém faz aquilo, alguém que faz pode se sentir constrangido.

Durante a fala

Use entonaçãonaquilo que deve ter ênfase. Apresente seu tema e explique a importância do que vai falar logo no início, a maneira que você explicar vai influenciar no quanto o público irá prender a atenção na palestra. Geralmente nos primeiros minutos é que as pessoas fazem o julgamento do orador.

Use a expressão corporale os gestos moderadamente. Segundo Guilherme Miziara, as pessoas se encantam primeiro com a forma como o conteúdo é apresentado do que com a ideia. Se você não sabe direito como usar as mãos é preferível deixá-las em posição neutra, exemplo, uma apoiada na outra, levadas à frente da barriga.

As históriasgeralmente prendem a atenção das pessoas, preste atenção em como as pessoas estão recebendo a mensagem. Se houver muitas pessoas dispersas busque envolvê-las na apresentação.

Advertisement

Após estar bem confiante com as dicas e o material a ser apresentado, garanto que você se sentirá menos nervoso. Coloquei as dicas em prática em uma apresentação recente e deu tudo certo. Você também pode adaptar as técnicas para as crianças. 

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.