Coisas a saber sobre os jogos eletrônicos que você não imagina

Saiba de como eles surgiram e como pessoas fazem dos jogos eletrônicos seu trabalho.

Guilherme Kuceki

Dá para acreditar que o videogame teve suas origens no meio de períodos de guerra em 1958? É isso mesmo, o primeiro jogo eletrônico se chamava Tennis for Two e era exibido na tela de um osciloscópio. O criador estava em um laboratório de pesquisas para a guerra e resolveu fazer esse joguinho de tênis de mesa, para jogar no tempo livre. Quem fez isso foi o físico William Higinbotham, que também ajudou na criação da bomba atômica.

Mais tarde, durante o período da guerra espacial, um grupo de estudantes de Massachusetts testava pela primeira vez o Spacewar, um jogo eletrônico desenvolvido em um enorme computador que ocupava a mesa inteira e custava milhares de dólares. O jogo ocupava apenas 2KB de memória.

As máquinas foram ficando menores e mais acessíveis, os primeiros videogameseram feitos especificamente para rodar um só jogo. Mas foi com o lançamento de Space Invaders para o Atari que as vendas de consoles dispararam.

Então grandes empresas como Nintendo, Sega, Sony e mais tarde Microsoft disputando entre si pelas vendas de jogos (a briga de Mario contra Sonic) e consoles, fizeram os videogames chegarem aonde chegaram hoje. Esse mercado de games gera uma renda anual de bilhões de dólares.

A oportunidade de trabalhar com jogos eletrônicos

Portanto, se você gosta muito da área de jogos eletrônicos, pode até trabalhar com isso. O engenheiro Carlos Estigarribia escreveu seu depoimento sobre como iniciou nessa área, ele disse:

Advertisement

“Comecei a trabalhar com jogos assim que saí da faculdade. Não me via programando banco de dados ou fazendo software de gestão empresarial. Devia existir alguma coisa mais interessante para fazer com o que eu havia aprendido. Na época, não havendo nenhuma empresa de jogos para trabalhar por perto, resolvi fundar minha própria com um colega de faculdade que passava pelo mesmo dilema. Foi a melhor decisão que podia ter tomado.

Trabalhar com jogos eletrônicos é fascinante, é uma área totalmente multidisciplinar, que envolve não só programadores e artistas, mas também roteiristas, agências de marketing, equipe de finanças, testadores (sim, existem pessoas pagas para jogar o dia todo), entre outros.”

Existem diversas coisas que alguém que trabalhe com jogos eletrônicos pode fazer, por exemplo, se você gosta de modelar e fazer esculturas, ou de desenhar, criar objetos em 3 dimensões, jogar, criar histórias, entre outras coisas, você pode conquistar um lugar no ramo de videogames. Lembre-se de diferenciar empolgação com aptidão.

Vantagens e desvantagens dos vídeo-games para as crianças e adultos

Leia estes 2 artigos:

Os aspectos positivos do video-game
9 dicas para evitar o vício em videogames

Advertisement

Como tudo, é necessário haver um equilibrio na vida, e o video game pode ser apenas um tipo de lazer. Tenha certeza de passar tempo com a família fazendo atividades juntos, ao ar livre e distribuindo carinho e atenção aos filhos.

E a história dos videogames ainda vai continuar surpreendendo muito. Bom jogo!

Toma un momento para compartir ...

Guilherme Kuceki

Guilherme Kuceki é consultor SAP e professor, e trabalha como Gerente da Comunidade e Publicista para o site Familia.com.br.