5 coisas a considerar antes de pedir seu amor em casamento

Considerações a serem pesadas e ponderadas antes de pedir seu amor em casamento.

3,724 views   |   1 shares
  • Conta-se que certa vez no parlamento Inglês, Lady Astor, deputada oposicionista, interrompeu um discurso de Mrs. Winston Churchill com a seguinte declaração, feita em alto e bom tom: "Senhor Ministro, se V. Exa. Fosse o meu marido, eu colocava veneno em seu chá!" - ao que Churchill, sem perder a compostura, teria respondido: "Nancy, se eu fosse o seu marido, eu BEBERIA esse chá!".

  • Existem algumas decisões na nossa vida que tem pouquíssima relevância (o que você vai vestir, ou por qual time você torcerá são exemplos de escolhas sem impacto real em longo prazo). Outras escolhas, porém, podem afetar e mesmo determinar o seu futuro. Dentro dessa categoria, uma se sobressai como a escolha mais importante de todas: quem será o seu futuro cônjuge.

  • A escolha de sua parceira afetará diretamente cada aspecto da sua vida. A crença e o apoio dessa pessoa pode tanto erguê-lo aos céus, quanto – na ausência desse suporte – afundá-lo na lama.

  • Mas quais serão os aspectos básicos que permitirão uma maior chance de sucesso em um casamento?

  • 1 - Amizade

  • "Devemos escolher para esposa somente a mulher que escolheríamos para amigo, se ela fosse homem”. - Joseph Joubert

  • Sua esposa sempre será sua maior aliada, confidente e cúmplice. Se as coisas correrem da maneira correta, você passará mais tempo ao lado dela do que de qualquer outra pessoa no mundo. Sob esse ponto de vista, é fácil perceber que a atração é importante em um relacionamento, mas a amizade sempre será o fator principal. Ela será o fio condutor que permitirá ao amor continuar florescendo mesmo quando o tempo tiver roubado a beleza que a juventude concedeu a ambos. Não nos esqueçamos de que a famigerada “incompatibilidade de gênios” tem sido apontada como uma das causas de divórcio mais comuns em todo o mundo. Fuja dessa armadilha.

  • 2 - Capacidade para cumprir com seu juramento matrimonial

  • “Uma boa esposa é um grande consolo para o homem em todos os contratempos e dificuldades - que ele nunca haveria de ter se tivesse continuado solteiro.” George Bernard Shaw

  • A maioria das cerimônias de casamento tradicional traz como clímax o juramento solene de “amar e respeitar (...) na alegria e na doença, na riqueza e na pobreza”, etc. Isso significa que quando você tiver sucesso nesta vida – e você terá – ela, sua esposa, estará na primeira fila, aplaudindo. Porém, também significa que quando a vida lhe trouxer decepções – e ela certamente trará – você desejará encontrar nos braços da sua esposa o apoio na dor, e em seu sorriso a confiança para se reerguer.

  • Advertisement
  • É claro que nem sempre é fácil identificar se uma mulher estará pronta para dar-lhe o suporte para que você alcance o sucesso, mas existe um teste simples que pode ser feito: Pense nas últimas pequenas experiências ruins que vocês viveram juntos (pode ser um pneu furado na estrada, a perda de um emprego ou qualquer outra ocasião que pudesse provocar algum desconforto para o casal). Agora se lembre de como ela reagiu nesta situação: Por acaso ela soube ter bom humor e tentou elevar seu ânimo? Ou diante dessas ocasiões ela pareceu culpá-lo pelo ocorrido e o criticou por ter permitido que aquilo ocorresse? Saiba que a mulher que demonstra apoio nos pequenos momentos de adversidade em geral é a mesma que estará ao seu lado e que lhe dará seu apoio nas grandes tempestades da vida.

  • 3 - Maturidade

  • "Separei-me de minha esposa porque ela era terrivelmente infantil. Uma vez, eu estava a tomar banho na banheira, e ela afundou todos os meus barquinhos sem nenhum motivo aparente". - Woody Allen

  • É essencial para que o casamento funcione que ambas as partes saibam agir com maturidade. Perceba que isso não significa ser sério todo o tempo, pelo contrário, o bom humor sempre será fundamental para atravessar as crises. Porém, ao escolher uma esposa, tenha certeza que a sua eleita não seja uma adolescente instável, que correrá para mãe sempre que as incompatibilidades e desafios surgirem. Você quer uma mulher emocionalmente capaz de lidar com as mudanças que ocorrerão em sua vida a partir daquele momento.

  • A capacidade de colocar os interesses do casal acima de seus próprios interesses, aliás, pode ser a qualidade mais desejável para um cônjuge.

  • 4 - Dê preferência a pretendentes que compartilhem das mesmas crenças e princípios que são sagrados para você.

  • Pode até parecer um conselho pouco importante; porém, uma pesquisa recente da Folha, apontou que “dez entre dez advogados citam divergências sobre como educar os filhos entre as razões mais comuns para um casal se divorciar”. As diferenças relacionadas à fé, conduta moral e hábitos religiosos podem ser vistas como fáceis de relevar no início do relacionamento; diante do nascimento dos filhos, entretanto, essas questões ganham novas dimensões, e podem mesmo levar ao fim do relacionamento conjugal.

  • Advertisement
  • 5 - Mas e quanto ao amor?

  • "Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que a fez tão importante" - Saint Exupéry

  • Recentemente tive o privilégio de receber conselhos sobre casamento de um sábio líder religioso, em uma entrevista particular. Ele me disse que quando se casou com sua esposa, imaginava que jamais poderia amar alguém mais do que a amava naquele momento. Mas que, olhando para trás, depois de passar quase 30 anos ao lado dela, ele percebera que seu amor tornara-se infinitamente maior do que o que ele pensava sentir quando se casaram. Ele me explicou que as experiências que viveram juntos, especialmente com a vinda dos filhos, haviam solidificado esse amor. Depois concluiu: “O amor cresce à medida que aumenta tanto nosso conhecimento sobre a pessoa que está ao nosso lado, quanto a nossa compreensão do que é o amor." (Raimundo Af. Santos).

  • O amor, desta forma, apesar de importante para o início da vida conjugal, está longe de ser um fator essencial, que isoladamente garantirá que seu casamento será bem-sucedido. Especialmente porque tal qual uma flor, sujeita às intemperanças, o amor pode crescer e desenvolver-se, ou pode murchar e morrer. Procurar por uma pessoa que possua os atributos necessários para fazê-lo feliz, ressaltando em especial os mencionados acima, lhe dará a segurança de raízes firmes para permitir que esse amor cresça e torne-se tão lindo quanto puder ser.

  • "Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção". - Antoine de Saint-Exupéry

Quer histórias inspiradoras e edificantes na sua caixa de entrada?

Compartilhe agora...

Pedro Santos é estudante de direito pela Universidade P. Mackenzie e Practitioner em Programação Neurolinguística.

5 coisas a considerar antes de pedir seu amor em casamento

Considerações a serem pesadas e ponderadas antes de pedir seu amor em casamento.
Advertisement
Compartilhe conosco sua opinião
 

Agradecemos você ter se inscrito em nossa lista de e-mails. Por favor, aproveite os últimos artigos.

tumblr