Como trazer tranquilidade ao seu casamento

Que tal diminuir as brigas e de quebra se sentir mais próximo do seu cônjuge e filhos?

Simony Parrela

Sejamos sinceros: manter um casamento não é e nem nunca foi fácil. Cada época tem seus próprios desafios e, às vezes, parece que a única constância em um casamento é a divergência de opiniões. O fato é que não importa o tempo que um casal esteja junto, nunca vão pensar igual em tudo! Se você pensar bem, isso na verdade é uma coisa boa! Se fosse para ficar todo o tempo com alguém idêntico a você, não daria no mesmo estar sozinho?

De qualquer maneira, independente do tempo de casados, é importante saber que divergência não quer dizer briga, e que diferença de opiniào não quer dizer discussão.

Um casamento tranquilo une não somente o casal, mas toda a família. Passa segurança aos filhos e faz com que, com o tempo, o amor um pelo outro e o amor pelos filhos aumente. Não se iluda pensando que seus problemas com seu cônjuge afetam apenas a vocês dois. Crianças e adolescentes são influenciados pelas discussões do casal, especialmente àquelas que acontecem na frente deles. Pais que se respeitam ganham automaticamente mais respeito dos seus filhos e isso faz com que o amor mútuo cresça.

Claro que um casamento tranquilo não quer dizer um casamento perfeito, mas quer sim dizer um casamento em que você se sente confiante no seu relacionamento, e uma vida repleta de momentos calmos e agradáveis. Para que estar em um relacionamento nervoso, onde parece que cada um está a apenas um passo de perder a paciência, ou com brigas constantes, se você pode (e deve) estar em um onde a rotina que prevalece é a da estabilidade e gentileza?

Aqui estão 3 dicas diretas e fáceis de lembrar que, se seguidas por um ou ambos os membros do casal, ajudarão muito o seu relacionamento a ser mais tranquilo:

Advertisement

Nunca grite

O maior segredo para evitar discussões “pesadas” entre o casal e trazer tranquilidade para seu relacionamente é simples assim: nunca gritem ou levantem a voz um para o outro. E quando eu digo nunca, é nunca mesmo! Depois que os gritos começam, se tornam uma coisa cada vez mais rotineira e qualquer “briguinha” ja termina em berros. O que acontece é que depois que um começa a gritar, o outro tem que gritar ainda mais alto pra ser ouvido, e isso vai aumentando e piorando com o tempo. Você pode escolher sempre resolver seus problemas sem gritos.

Seja compreensivo

É incrível, mas a empatia -ou o ato de se colocar no lugar do outro – pode evitar um número impressionante de brigas. Seja qual for o assunto, pergunte sinceramente para seu cônjuge o que ele está pensando e por que agiu assim e tente – de verdade – entender. Compreender não significa concordar mas (surpresa!) vocês não precisam concordar sempre.

Controle-se

Todas as pessoas têm problemas, mas por que será que algumas conseguem resolver sem brigar e outras não? O autocontrole normalmente é a resposta para essa pergunta. Pode ser mais fácil para alguns do que para outros, mas “explosões” não devem ser consideradas normais e nem justificáveis. Mantenha a compostura e se controle. Sempre. Se ambos agirem calmamente e controlarem cuidadosamente suas palavras, uma discussão de ideias ou a resolução de um problema tem grandes chances de começar e acabar sem nunca virar uma briga.

Decida hoje que você e seu marido ou esposa merecem viver num ambiente tranquilo e amoroso e dessa forma fortalecer o amor em sua casa. Evite brigas fazendo as mudanças necessárias e moldando seu comportamento quando preciso. Isso vai fazer com que você e seu cônjuge tenham mais confiança um no outro e que seu relacionamento seja mais sereno. 

Toma un momento para compartir ...

Simony Parrela

Simony é casada, mãe de 3 filhos e optou ser mãe em tempo integral. É formada em Adm. Publica pela UDESC tem um MPA pela Brigham Young University.