3 Artesanatos simples para crianças que você pode fazer com itens domésticos
Tradução do artigo de Devin Thorpe: http://familyshare.com/to-buy-or-not-to-buy-5-signs-you-should-not-buy-a-house?
Margaret Crowe
Não fique desapontado quando o tempo mantiver a sua família dentro de casa. Minha família passou por dias de neve e fins de semana chuvosos em uma enxurrada de atividades, apenas sendo um pouco mais criativa.
Crianças são criativas. Na maioria das vezes, elas precisam de pouca ajuda de nossa parte para transformar o cotidiano em mágica. Dando-lhes uma estrutura básica, algumas ferramentas simples e a liberdade de serem criativos pode resultar em projetos de artesanato verdadeiramente surpreendentes. Trabalhar juntos em projetos é uma maneira perfeita para aprender sobre a singularidade de cada um, reconhecer talentos individuais dentro da família e criar laços familiares mais próximos.
Aqui estão algumas ideias básicas para você começar com alguns projetos de artesanato. Cada uma dessas sugestões é apropriada para criança de qualquer idade, mas a preparação dos pais pode ser mais necessária em algumas que em outras.
Papel machê
Material: jornal, fita, um balão, farinha de trigo, água e tinta.
Cuidado, isso faz um pouco de bagunça, mas esculturas de papel machê são relativamente fáceis. Vou dar-lhe instruções básicas sobre como fazer um sol de papel machê, mas aprendendo o método, você e os seus filhos podem fazer quase qualquer coisa com o papel machê.
Primeiro, em uma tigela grande, misture uma porção de farinha de trigo com duas porções de água e misture com um batedor de ovos manual. Essa será a cola. Você pode decidir adicionar mais água enquanto você trabalha, se a consistência ficar muito densa. Em seguida, rasgue o jornal em tiras largas, 5 ou 6 centímetros de comprimento. Então, você deve encher bem o balão e amarrá-lo. O balão vai agir como a estrutura para o seu sol.
Enrolem várias folhas de jornal juntas em forma de “cone” e prenda com fita adesiva para que não desenrolem (certifique-se de que esteja firme ou os cones perderão a forma quando você adicionar a cola). Rasgue a ponta mais larga do cone em quatro partes (cerca de 2 centímetros de comprimento) para fazer guias e prendê-las no corpo do sol. Enrole essas guias com fitas adesivas e reserve para anexá-las ao sol. E esse cone é agora o primeiro raio de sol. Faça mais alguns raios de sol, e anexe-os ao balão.
Agora, você pode começar a adicionar o papel molhado. Mergulhe uma tira de jornal na cola e a percorra com dois dedos para eliminar o excesso de cola. Vá cobrindo a superfície do balão com as tiras molhadas, dando especial atenção nas áreas onde as fitas se encontram para que não fiquem mais altas, deixando a superfície lisa. Faça duas ou três camadas de tiras molhadas cobrindo o balão. Deixe secar durante a noite e depois pinte com cores vivas.
Colagens
Material: papel, revistas antigas e catálogos, tesouras e cola.
Colagem é outro ótimo projeto de artesanato que abre todo um universo de possibilidades. Colagens geralmente são criadas a partir de recortes de imagens retiradas de revistas, organizando-as de uma nova maneira, e colando-as em uma tela (ou um pedaço firme de papel).
Quando meus filhos eram pequenos, eles gostavam de fazer colagens com imagens de pessoas mais do que quaisquer outras. Por exemplo, gostávamos de cortar apenas o rosto de um pescador barbudo, colá-lo num pedaço de papel e, em seguida, recortar o corpo de uma supermodelo e colar o seu corpo abaixo da cabeça dele. À medida que folheávamos as revistas, gostávamos de encontrar outras peças para cortar e adicionar à colagem.
Depois criávamos toda uma história sobre os personagens fictícios que construíamos em nossa tela, e ríamos o tempo todo. Durante a coleta de recortes, a família gostava de falar sobre os artigos que eram encontrados ou um vestido bonito em um catálogo. Às vezes, dávamos nomes às pessoas que colávamos, e afixávamos na porta da geladeira por algum tempo. Agora que eles estão mais velhos, eles colocam paisagens e animais e também fazem alguns auto-retratos. É muito legal.
Fantoches
Materiais: meias, marcadores, cola, fio… e qualquer outra coisa que você encontrar!
Fantoches de mão caseiros vão deixar o seu dia cheio de diversão criativa. Quando os bonecos ficam prontos, a maioria das crianças quer criar um show de fantoches para os seus novos personagens. E eles são as coisas mais simples do mundo de fazer.
Pegue uma meia e dobre o lado dos dedos para baixo cerca de três centímetros. Você pode enfiar a meia na mão e dobrar os dedos para baixo para ver exatamente onde a dobra deve ficar. A dobra superior é onde as características faciais devem estar desenhadas. Olhos, nariz, o lábio superior, bigodes ou bochechas rosadas, tudo será feito aqui na dobra. O restante da meia é o corpo de seu fantoche, e no interior da dobra é a boca do boneco (algumas crianças vão querer fazer uma língua ou dentes aqui. Isso só será visível quando o boneco “falar”). Fios (como lã) podem ser colados na cabeça para serem os cabelos.
Você pode ser tão criativo quanto desejar. Se você tem olhos esbugalhados ou botões para servirem de olhos, esses podem animar os bonecos ainda mais, cole-os bem na meia. Pedaços de tecido ou feltro podem ser cortados em formas de chapéus, roupas e outros acessórios para dar personalidade ao fantoche.
Esses três princípios básicos de artesanato são apenas para você começar. Eu achei esses três um excelente ponto de partida para horas de diversão em família. Esqueça as regras – isso não é competição. Desfrute da liberdade permitindo que as tolices e o divertimento assumam o controle, e deixe rolar os bons momentos.
Traduzido e adaptado por Jaguaraci N. Santos do original 3 simple kids crafts you can do with household items, de Margaret Crowe.