3 benefícios incríveis de correr ao ar livre ao invés de correr na esteira
Veja os 3 grandes benefícios de correr ao ar livre sem precisar ter que enfrentar uma esteira diariamente.
Roberta Preto
Vivemos hoje num mundo tão cheio de afares e isso faz com que muitos desenvolvam um ritmo frenético. Infelizmente, esse ritmo tende a levar muitas pessoas a sentirem-se doentes e vazias. Claro, sabemos que parte disso é porque a vida tornou-se mais difícil e complexa, exigindo esforço e desempenho contínuo de todos nós.
Entretanto, a corrida para ganhos materiais está esfacelando a saúde de muitos. Assim, é essencial que essas pessoas desacelerem e repensem em seus valores. Pois, precisamos ter pressa e correr para as coisas que realmente importam como família, amigos e, principalmente, a saúde. Todo o restante pode esperar.
Talvez seja complicado para alguns desacelerar, contudo, se houver comprometimento e disciplina de forma que, cada vez mais, não haja tanto empenho em coisas passageiras, mas, sim, esforço contínuo em cuidar da saúde e das coisas e pessoas que o tornam felizes, é possível recuperar não apenas a saúde, mas também o prazer de viver.
De acordo com o site Globo Esporte, o preparador físico Gustavo Luz aconselha as pessoas que estão desejosos de correr a começarem de início com a esteira, principalmente as sedentárias e também para pessoas que estejam com sobrepeso. Ele também acrescenta que a esteira pode ser um complemento para quem já treina nas ruas.
Veja os benefícios incríveis para quem deseja correr na rua:
1. Dosar o ritmo
Segundo o preparador físico Manuel Lago, quando corremos na rua podemos ampliar nossa percepção quanto ao ritmo de corrida que nos encontramos. Assim é possível evitar erros, como o de sair disparado e se cansar muito rápido.
Outro ponto importante é que nas ruas somos mais propensos a sofrer lesões, por isso precisamos nos acostumar com o tipo de piso, pois é preciso muita adaptação dos músculos, tendões, ligações e articulações.
2. Resistência do ar
Correr na rua possibilita uma força física maior na questão de resistência do ar, ou seja, quanto mais rápido estivermos e mais nos esforçamos, mais sentiremos essa força atuando em nós.
O preparador Manuel declara que estudos apontam que os esforços e intensidade que se pratica ao correr na rua, para ser compensado por uma esteira é preciso incliná-la de 0,5 a 1,0%.
3. Natureza
Embora muitas são as esteiras que já possuem a capacidade de simular atividades, como subidas e longos intervalos, tiros médios, fartlek, nenhuma poderá jamais compensar o ar livre. Estar junto da natureza, desligar-se dos problemas por meia hora e fugir da monotonia, isso é o que muitos estão buscando. Por isso correr na rua torna-se compensador não apenas para os corredores profissionais, mas também para todos nós que valorizamos nossa saúde e a vida.