3 brinquedos de estimulação precoce que você mesmo pode fazer
A estimulação do bebê é algo essencial, mas não requer um alto investimento. Aprenda a fazer três brinquedos para estimular seu pequeno.
Isis Lugo
Como pais de crianças pequenas, sempre nos preocupamos que elas estejam se desenvolvendo da maneira correta, de acordo com o estágio de desenvolvimento em que se encontram.
Esta é uma preocupação normal, pois em grande parte, seu desenvolvimento indica o seu estado de saúde e dá-nos uma perspectiva sobre o seu desenvolvimento no futuro.
Como profissional da educação, conheço os benefícios de as crianças serem devidamente estimuladas desde cedo. Ou seja, desde que são bebês, para que possam desenvolver suas habilidades da melhor forma.
Por isso é recomendado que os pais realizem atividades ou tenham à mão brinquedos que possam ajudar na estimulação precoce de seu filho.
Muitos brinquedos utilizados para este fim são caros, o que acaba se tornando um custo excessivo para muitas famílias. Então, devido a essa essa limitação, muitos pensam que a estimulação precoce é apenas para pessoas que têm condições de comprar esses materiais, o que não é verdade.
Sendo assim, vou ensinar-lhe a fazer três brinquedos de estimulação precoce de maneira simples e sem gastar muito. Isso ajudará seu filho a ter momentos agradáveis enquanto aprimora suas habilidades.
Móbile colorido
Materiais:
- Um suporte, que pode ser um cabide, uma aro de arame ou qualquer outro em que vai amarrar as tiras ou fitas.
- Tecidos coloridos ou fitas (podem ser partes de algumas roupas que ninguém mais usa).
- Objetos leves que emitem som (sinos, chocalhos etc.).
Modo de fazer:
É simples, você escolhe um local onde o móbile ficará pendurado, pendura o suporte e amarra nele tiras de tecidos coloridos ou fitas em cascata. Amarre nas pontas das tiras os pequenos objetos que fazem barulho.
Coloque o bebê embaixo do móbile e movimente os objetos para torná-lo atrativo para ele.
O objetivo é estimular sua visão através do contraste de cores e da percepção de figura e fundo.
O jogo do espelho
Você vai precisar apenas de um espelho.
Como funciona:
O bebê é colocado em frente ao espelho para observar tudo o que é visto nele.
Quando for um pouco mais velho, para reconhecer as pessoas que estão refletidas, peça a ele para imitar os movimentos do adulto ao ritmo de uma música conhecida.
Alguns movimentos podem ser: balançar a cabeça dizendo “não” ou “sim”, mover os braços para cima e para baixo, tocar os pés etc.
O objetivo dessa brincadeira é estimular a visão e a consciência do esquema corporal.
Puxando surpresas
Materiais:
- Uma pequena caixa de lenços ou de sapatos.
- Tiras tecido ou fitas coloridas.
- Chave de fenda Philips ou caneta.
Como fazer:
Com uma chave de fenda ou caneta, faça alguns furos ao redor da caixa. Coloque as fita dentro dela, inserindo suas prontas nos furos de forma que a criança possa puxar para fora.
Dê a caixa à criança e mostre como puxar as fitas. Você ficará surpreso com as horas de diversão que seu filho terá ao descobrir as cores que está tirando.
O objetivo deste jogo é estimular as habilidades motoras finas e fortalecer o tônus muscular.
O que você achou desses três jogos ou brinquedos? Espero que você os faça e possa ajudar a estimular todas as habilidades do seu bebê.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original Tres juguetes de estimulación temprana que puedes hacer tú mismo