3 coisas que você deve fazer em uma entrevista de emprego
Planejar uma entrevista de emprego não é algo apenas para o entrevistador.
Renata Finholdt
Encontrar um bom emprego pode não ser tarefa fácil. É preciso estar preparado, atento às oportunidades além de tomar alguns cuidados para não estragar tudo na entrevista de emprego.
O momento da entrevista é muito curto para que o contratante possa definir seu futuro colaborador. Por este motivo, causar uma boa impressão nesse pequeno período é fundamental para garantir que a vaga em questão seja sua. Pequenos erros nesta hora podem ser fatais e fazer com que suas chances de conseguir o emprego desmoronem.
Antes de ir a sua próxima entrevista de emprego observe algumas coisas as quais você deve tomar cuidado para assim conseguir a vaga.
1. Cuidados com a aparência
Aquela frase que diz que a primeira impressão é a que fica é bem verdade no caso de uma entrevista para garantir uma vaga de emprego. O contratante observa não apenas suas habilidades curriculares, mas sua aparência também é um fator importante que pode determinar suas chances em relação à vaga de emprego.
Sendo assim, não deixe de gastar algum tempo antes cuidando de sua aparência. Unhas cortadas, cabelo penteado, roupas asseadas, sapatos bem cuidados vão lhe ajudar a fazer com que a primeira impressão do entrevistador em relação a você seja positiva e vai garantir que ele preste mais atenção nas suas habilidades curriculares, outro fator importante.
2. Cuidados com gírias e vícios de linguagem
Conhecer o perfil da empresa antes da entrevista é uma ótima forma de programá-la, isso porque dependendo da empresa o perfil do candidato pode ser diferente. Na maioria das empresas e funções o bom uso da língua nativa é de extrema importância. As gírias e vícios de linguagem, neste caso, não são bem-vindas. Por este motivo, durante a entrevista o melhor a fazer é não pronunciá-las. Para isso é fundamental pensar antes falar.
3. Cuidados com seu comportamento
Mesmo que você seja uma pessoa extrovertida e faça amigos facilmente, em uma entrevista de emprego não é o momento para isso. O contratante precisa enxergar em você seu lado profissional, mostrar-se amiga, cumprimentar com abraços e beijos não é a forma mais indicada para uma entrevista. Controle seu lado extrovertido e aposte no seu lado profissional.
Muitas pessoas passam por várias entrevistas, mas não conseguem conquistar nenhuma vaga a qual concorrem. Talvez seja hora de avaliar friamente a forma pela qual você está se saindo neste momento. Pense nisso!