3 coisas que você jamais deveria dizer a seu filho tímido
Mesmo sendo difícil de entender a timidez de seu filho, é importante jamais dizer frases como estas.
Denhi Chaney
Como bem sabemos, nossas palavras têm força e poder. Podemos fazer coisas maravilhosas através das palavras que proferimos, mas também causar danos irreparáveis. Devemos ter muito cuidado com a forma como estamos usando esse poder com todos, mas principalmente com nossa família.
Embora todos os nossos filhos mereçam esse amor e cuidado, a criança tímida é especialmente vulnerável à dor de palavras duras e tóxicas.
Estas palavras são para todos os pais que têm filhos tímidos e, como tal, tendem a dizer coisas a eles que, mesmo sem querer, acabam sendo prejudiciais, levando-os a se sentirem mal em relação a quem são.
Isso acaba sendo especialmente problemático quando você, como mãe ou pai, não é uma pessoa tímida e, portanto, não consegue entender por que seu filho se comporta de determinada maneira.
Mesmo sendo difícil de entender a timidez de seu filho, é importante jamais dizer frases como estas:
1. Você é muito quieto
É da natureza de qualquer criança tímida ser mais quieta que as outras. Isso não significa que ele não tenha nada a dizer, mas que tem o costume de reservar tempo para pensar e organizar suas ideias para comunicá-las da maneira mais eficiente.
Falar pouco não é pecado, menos ainda quando a intenção é pensar antes de falar. A maioria das crianças tímidas tem esse dom.
2. Você tem que se socializar mais
Dizer isso a seu filho é enviar uma mensagem implícita de que ser social é muito melhor do que não ser social. Concordo que todos temos que aprender a nos comportar com decoro em situações sociais, e que é bom que seu filho saiba se comunicar com os outros, mas isso não significa que ele tenha que ter um monte de amigos e estar sempre rodeado de pessoas.
Saber se comunicar com os outros e ser social não são a mesma coisa. Aceite o fato de que seu filho terá bons amigos ao longo da vida, poucos mas bons, que nunca vai gostar de estar rodeado de gente e que as festas simplesmente não serão o seu forte.
Aprecie a maneira como ele saboreia os momentos de solidão, um bom livro ou uma conversa onde estão apenas vocês dois.
3. Você é um exagerado
Nem sempre é o caso, mas as crianças tímidas, por alguma razão, tendem a ser mais sensíveis do que outras. Elas sentem profundamente qualquer emoção, tanto de felicidade quanto de tristeza, portanto é fácil ferir seus sentimentos. Por isso, muitas crianças tímidas passam a ser consideradas exageradas ou melodramáticas.
Essa talvez seja a mensagem mais prejudicial que você pode enviar a ele: que seus sentimentos estão fora de lugar e que ele não deveria sentir se sentir daquele jeito. O fato de serem sensíveis não significa que sejam dramáticos, mas que experimentam emoções de maneira diferente, mais profundamente e, sim, de uma maneira bonita.
Isso é especialmente importante se você tem um menino pequeno: nunca o faça achar que deve se sentir inferior por ser menino. É hora de ensinar-lhe que um homem de verdade não precisa temer suas emoções, especialmente aquelas que o deixam vulnerável.
Podemos fazer muitas coisas com o poder da nossa língua, não deixe que ela destrua a frágil autoestima do seu filho. Deixe-o saber que ele é lindo do jeito que é, mesmo que às vezes você não o entenda, mesmo que ele seja diferente de você.
Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original Cosas que jamás debes de decirle a tu hijo tímido